OPINIÃO

Senso crítico começa na escola

Ser capaz de conectar ideias diferentes é essencial para um pensamento crítico, bem como trabalhar de maneira transversal, visando assim que os alunos enxerguem diferentes óticas.

HÉLIO JÚNIOR
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HÉLIO JÚNIOR
Publicado em 24/03/2022 às 0:00 | Atualizado em 24/03/2022 às 11:02
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As vagas são para a carga horário de 20 horas semanais - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
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A educação, compreendida como um elemento inicial para fazer com que a sociedade seja um lugar melhor para todos, precisa sempre fomentar a existência de um pensamento crítico. A instituição de ensino precisa ser capaz de fazer surgir este senso, assim como deve sempre fomentar práticas de cidadania. Os alunos são elementos que integram a sociedade, situação em que contar com uma formação de maior consciência crítica se apresenta como algo fundamental para a sua sobrevivência.

Os estudos de Vygotsky sempre defenderam uma teoria que se fundamenta na interação das pessoas com seu meio social, situação em que ele deve ser capaz de ir além de seu desenvolvimento atual, por meio da ajuda dos demais indivíduos. Sendo assim, é possível gerar o conhecimento e amplidão no desenvolvimento do pensamento crítico. Observa-se que a escola conta com uma função essencial de ajudar na construção desse pensamento já que a educação é um processo social, fundamental ao desenvolvimento.

Segundo as informações apresentadas pela Stanford Encyclopedia of Philosophy, a utilização de um pensamento crítico no âmbito educacional trata-se de um elemento extremamente recomendado, visando assim elevar a autonomia dos alunos e maximizar sua preparação para que ele seja capaz de alcançar o sucesso desejado em vida e para fazer com que se tornem cidadãos melhores. É fato ainda que a intervenção educacional é capaz de maximizar as habilidades de um pensamento crítico, especialmente nas situações onde são realizados diálogos, instruções adequadamente embasadas e uma orientação direta e simples. A realização de perguntas é uma forma interessante.

É preciso ainda incentivar a tomada de decisões levando em consideração que significativa parcela dos debates realizados dentro da sala de aula são focados no uso do conhecimento e na procura por soluções para os problemas, observando, então, que os professores precisam fomentar de maneira constante a tomada de decisões e fazer uma avaliação sobre as conclusões obtidas. Ser capaz de conectar ideias diferentes é essencial para um pensamento crítico, bem como trabalhar de maneira transversal, visando assim que os alunos enxerguem diferentes óticas.

Hélio Júnior, mestre em Comunicação

 

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