OPINIÃO

Pernambuco na ABL: advogado José Paulo Cavalcanti Filho toma posse próximo dia 10 de junho

Com a merecida presença de José Paulo Cavalcanti Filho, Pernambuco reforça as tradições de um estado de grande significância para a literatura brasileira.

Imagem do autor
Cadastrado por

FERNANDO J. RIBEIRO LINS

Publicado em 30/05/2022 às 10:46 | Atualizado em 30/05/2022 às 10:49
Notícia
X

Toma posse no próximo dia 10 de junho, na Academia Brasileira de Letras - ABL, o advogado pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, que passará a ocupar a cadeira número 39, em substituição ao ex-vice-presidente da República, governador e senador, também pernambucano e advogado, Marco Maciel.
Fundada há quase 200 anos e tendo como referência a Academia Francesa, a ABL tem como principal propósito zelar pela nossa língua e nossa cultura. Sendo composta por 40 membros, entre brasileiros natos e, como bem destacou um dos seus fundadores e primeiro presidente, um dos maiores nomes da história da literatura brasileira, Machado de Assis, por “nomes preclaros e saudosos da ficção, da lírica e da eloquência nacionais”.
Já contando atualmente com a participação de outros honrados pernambucanos, como o ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Vinícios Vilaça, cadeira 26; o diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti, cadeira 29; o professor Evanildo Bechara, cadeira 33; e o também diplomata Evaldo Cabral de Mello, na cadeira 34, agora a ABL contará com a presença de um pernambucano que reside, vive e trabalha no Recife.
Com passagem pela da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, José Paulo Cavalcanti Filho, como bem me rememorou o ex-presidente Jorge Neves, foi diretor por duas oportunidades da Ordem pernambucana, nas gestões do saudoso ex-presidente Dorany Sampaio, e, na OAB federal, integrante da Comissão de Estudos Constitucionais. Tendo passado, ainda, pelo Ministério da Justiça, como secretário-geral e ministro interino, prestando grande colaboração ao país quando participou da Comissão Nacional da Verdade, que teve por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.
Como romancista, José Paulo nos brindou, dentre outros trabalhos, com a obra “Fernando Pessoa: Uma quase autobiografia”, que, ao longo das quase mil folhas faz um mergulho historiográfico e revelador na vida e na obra do célebre poeta, um dos maiores da língua portuguesa. Nos impressionando pelo minucioso detalhamento das passagens na vida de Pessoa.
Com a merecida presença de José Paulo Cavalcanti Filho, Pernambuco reforça as tradições de um estado de grande significância para a literatura brasileira. Honrando nomes como Manuel Bandeira, João Cabral de Mello Neto, entre tantos que se destacaram por uma vasta e reconhecida obra. Mas ressalta também a relevante atuação nacional da advocacia pernambucana, da qual o novo imortal da ABL também está representado. Inclusive, pela influência do trabalho do pai, José Paulo Cavalcanti, um dos grandes advogados civilistas do nosso estado, como bem destacava meu saudoso sogro Joaquim Correia de Carvalho Jr., ex-presidente da OAB Pernambuco.
Viva Pernambuco! Viva José Paulo Cavalcanti Filho!


FERNANDO J. RIBEIRO LINS, advogado e presidente da OAB Pernambuco.

 

Tags

Autor