OPINIÃO

O reencontro com a vida no São João de Caruaru

Em 2022, durante mais de um mês, o nosso povo se reencontrou com o ciclo junino de uma forma muito especial. Foi o São João da celebração da vida.

Imagem do autor
Cadastrado por

RODRIGO PINHEIRO

Publicado em 13/07/2022 às 7:32
Notícia
X

Para os nordestinos, a festa de São João é sagrada, literalmente. Para os caruaruenses é, também, motivo de paixão e de muito orgulho. Afinal, que me desculpem as outras cidades, fazemos a maior e melhor.

Em 2022, durante mais de um mês, o nosso povo se reencontrou com o ciclo junino de uma forma muito especial. Foi o São João da celebração da vida. Sem esquecer o flagelo da covid nem a intensidade das chuvas em Pernambuco, fizemos uma festa agregadora, organizada e solidária. Recebemos, mais uma vez, o Brasil e o mundo de braços abertos. Enaltecemos nossa cultura nos 24 polos espalhados pelo município e fomos além: democratizamos o nosso palco central tocando o que as pessoas querem ouvir.

Tivemos muito forró pé de serra, quadrilhas, bacamarteiros, bandas de pífanos, comidas gigantes, que são a alma do nosso povo, mas tivemos também um espaço que pode ser considerado como um dos grandes festivais de música do Brasil, não só pelo recorde de público, pela duração, mas, também, pela pluralidade.

É um encontro da cultura de Caruaru (representada por 72,82% das contratações artísticas) com a cadeia produtiva dos artistas de todo o Brasil. Talvez, isso explique o impacto econômico maior 123% em relação a 2019; movimentação de R$ 558 milhões na cidade; geração de mais de 7 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.

No entanto, isso são apenas alguns números, que em nada se comparam nem são maiores do que a alegria que foi vista em cada rosto que esteve em Caruaru no São João 2022. Tenho certeza de que estamos no caminho certo. Nos reencontramos no dia 03 de junho de 2023.

Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru

 

Tags

Autor