OPINIÃO

"Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você"

O verdadeiro sentimento de respeito é alicerçado por atenção, empatia, deferência. Jamais orientado por antivalores, como temor e submissão. Não significa calar nem concordar com normas e leis instituídas por pessoas que não merecem respeito.

EDUARDO CARVALHO
Cadastrado por
EDUARDO CARVALHO
Publicado em 02/09/2022 às 0:00 | Atualizado em 02/09/2022 às 15:53
Leitura:

Respeito é um valor que fundamenta os convívios familiar, social e profissional. É referência de conduta. Demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para com uma nação, religião, política, organização. Pode ser também um sentimento de admiração pelas qualidades do outro. Deve ser cultivado no meio familiar e educacional, comprometidos em desenvolver crianças e jovens solidários e educados para se comportarem nos diversos ambientes que frequentem, respeitando, principalmente, as diferenças. Todas têm importância, seja pela etnia, credo, trabalho, posição social, e merecem atenção e respeito.

É um conceito a ser compreendido e praticado desde criança. Espera-se que se aprenda a respeitar a família, professores, regras escolares, leis de trânsito, tradições culturais, sentimentos e direitos de outras pessoas. E ainda, bandeira e líderes do país, leis, declaração universal dos direitos humanos, estatuto da criança e do adolescente, código do consumidor e meio ambiente. Saber agradecer, pedir por favor e desculpas , esperar a vez, não danificar lugares ou coisas, entre outros comportamentos de um cidadão educado.

Segundo a etimologia, "respeito" é oriundo do latim respectus que significa "olhar outra vez". O verdadeiro sentimento de respeito é alicerçado por atenção, empatia, deferência. Jamais orientado por antivalores, como temor e submissão. Não significa calar nem concordar com normas e leis instituídas por pessoas que não merecem respeito. A pessoa respeitosa não impõe a sua vontade de forma autoritária. Desenvolve-se respeito pelas pessoas que pratiquem boas ações e perde-se o respeito por aquelas que não o fazem.

Respeito é um princípio de uma sociedade virtuosa. Escolas com propósito de formar cidadãos conscientes e globais adotam programa de educação cidadã, a exemplo do Character Counts, que tem o respeito como um dos pilares. Essa formação está integrada nos currículos dos países classificados como os que têm melhores sistemas educacionais do mundo, onde seus cidadãos respeitam as leis e os valores da nação.

Profissionalmente, valorizam a história e o legado de organizações, essencialmente o(s) fundador(es), que transformou(ram) um sonho em realidade. São organizações que celebram décadas, centenários de aniversários. Assim, têm cultura organizacional fortalecida. Há um senso de pertencimento e orgulho da equipe e dos clientes pelo que foi construído, os benefícios gerados para o mundo ser melhor. Sentimento cultivado geração após geração. Universidades globais, por exemplo, constituem associações de ex-alunos( Alumni) que são gratos a sua Alma matter.

Em palavras simples, cultive respeito praticando a ética da reciprocidade, também chamada de regra de ouro: "Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você" Quando há respeito mútuo, firma-se relações verdadeiras e duradouras.

Eduardo Carvalho, Autor do livro Agente transformador

 

 

Comentários

Últimas notícias