OPINIÃO

A importância do legado

Escolas e universidades precisam inspirar seus alunos a pesquisarem sobre história de legados e refletirem sobre o que desejam construir....

EDUARDO CARVALHO
Cadastrado por
EDUARDO CARVALHO
Publicado em 02/12/2022 às 0:00 | Atualizado em 02/12/2022 às 12:10
Leitura:

Deixar um legado é como plantar uma árvore. Um sólido legado gera sementes. Quando a semente se transforma árvore, gera frutos e outras sementes que originam novas árvores. O legado passa para gerações futuras que poderão germinar suas próprias árvores.

Tudo o que se diz e faz é um depósito no legado. É uma atividade contínua. Não está limitado pela idade ou pelo tempo de serviço. Pode crescer a cada nova experiência, com cada ideia e ideal ousado implantado, ao inspirar outras pessoas a ver algo até a fruição. A lente do legado dá uma visão da vida em perspectiva geracional. Deixar um legado é transcender. Tem a ver com cada pessoa, que deixa a sua essência, valores, visão, para além do seu tempo. É a história pessoal de cada um.

Não é sobre riquezas materiais. Podem ser descobertas cientificas para o bem da humanidade; ações para a redução de desigualdades e combate a corrupção; exemplos dos pais como pessoas íntegras; criação e gestão de organização sustentável; formação de cidadãos e líderes conscientes, que agem para criar um mundo melhor.

É importante que cada pessoa reflita sobre o legado que quer deixar para os filhos e para as futuras gerações: A família que quer criar, as contribuições que quer fazer para a sociedade, os valores que cultiva. Uma definição mais holística de legado é quando a pessoa está genuinamente motivada a fazer uma contribuição significativa para a humanidade, servindo a uma causa maior do que a sua.

Há um filme que mostra um caso emocionante: "O Resgate do Soldado Ryan", que conta a história de um capitão que tem a missão de comandar um batalhão para resgatar o soldado James Ryan. Durante o resgate, em confronto com soldados alemães, seu salvador, o soldado Miller tomou um tiro para salvar o soldado Ryan, e antes de morrer profere: "faça por merecer". A cena volta para tempos atuais: Ryan, diante do túmulo do soldado Miller, pergunta à sua esposa se fez por merecer. Ela olha para ele, e diz: - Sim, Ryan, você fez por merecer, foi um homem bom e fez sempre o melhor que pôde.

A câmara se afasta e o filme termina, mas deixa a mensagem do quão é importante ao olhar para o passado, ter a consciência de ter tomado as decisões certas e coerentes com seu propósito de vida, fundamentadas em valores. A história de Ayrton Senna é outro grande exemplo. Foi um marco na vida dos brasileiros, por suas vitórias e por seu jeito de ser.

A sua morte emocionou toda a nação. Ele deixou a marca sincera de um homem que lutou pelos seus sonhos e honrou a sua pátria. Também, doou grande parte de sua herança para a criação do Instituto Ayrton Senna, referência na transformação da educação do Brasil. Com o exposto, fica a recomendação para as escolas e universidades inspirarem seus alunos a pesquisarem sobre história de legados e refletirem sobre o que desejam construir. É um processo de aprendizado significativo.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow

 

Comentários

Últimas notícias