OPINIÃO

O perfume da amante

Quando se referir à amante é bom explicar direito.

SÉRGIO GONDIM
Cadastrado por
SÉRGIO GONDIM
Publicado em 06/01/2023 às 0:00 | Atualizado em 06/01/2023 às 11:01
Rg Uol
"O meu caso é comprar um perfume para minha amante". - FOTO: Rg Uol

Mesmo sendo Natal, no calendário há tanto tempo e com tanta propaganda, o presente foi ficando para a última hora. Uma coisa, outra, mais trabalho do que o normal, confraternizações, um resfriado e certo relaxamento. No sufoco dos últimos minutos, lembrando que no passado houve situação semelhante resolvida com um perfume, seguiu-se o diálogo com a vendedora, cabelos presos em grande rabo de cavalo, sem maquiagem, olhar austero.

- Sra., o meu caso é comprar um perfume para minha amante.

- Sr., cada um tem o direito de agir como quiser, eu mesma acho que se não deu certo com um, cada qual vai para o seu lado e parte para outra. Não precisa acumular.

- Sra., isso é outro problema, o meu é caso antigo. São quarenta anos com a mesma mulher.

- Quarenta anos? Aqui na loja tem um caso desse, ela também está com um homem há 40 anos, apontando para uma colega que comentou: não é fácil não.

- Eu sei. Agora o que eu preciso é comprar o perfume e não pode ser qualquer um para não parecer improviso de última hora. Tenho que dar um sentido. Quando ela tinha vinte anos também dei um perfume no Natal, mas a essa altura não lembro a marca. A Sra. acha que posso sair provando até encontrar o perfume da minha amante aos vinte anos?

- Se já é difícil existir um homem com a mesma amante por 40 anos, lembrar o perfume é impossível. - - - Homem é muito distraído. O Sr. tem alguma pista?

- Não era dos mais baratos nem dos mais caros. Também podemos eliminar os que foram lançados de 40 anos para cá.

- Facilita bastante. O perigo é se tiver saído de linha.

- A Sra. acha que perfume para amante deve ser como?

- Discreto. Tem quem goste que seja igual ao da esposa, já outros preferem diferente. Sendo diferente, acho mais perigoso, obriga a tomar banho toda vez antes de ir para casa. Também, para não arriscar, não deve ser mais caro porque pode-se até entender e aceitar uma amante, mas não se o presente dela for mais caro.

- Obrigado, não sabia que existia essa ciência toda em torno da compra de um perfume para amante.

- Não é fácil, exige muita responsabilidade. Desculpe, o Sr. tem filhos com a amante?

- Uma filha, mas isso é relevante para o perfume?

- Não, foi só curiosidade. Tem com a esposa?

- Uma filha, mas vamos nos concentrar no problema, pois não temos muito tempo.

Preenchendo os critérios de inclusão e exclusão, a vendedora separou cerca de 10 marcas. Quatro ou cinco clientes se juntaram na torcida e na quinta ou sexta prova, o veredicto.

- Foi esse! É o perfume dos 20 anos.

- O Sr. Tem certeza? Se mal pergunto: o Sr. tinha outra amante? Não pode estar fazendo confusão?

Certeza absoluta e só tenho essa amante. Pode embrulhar. Tem desconto?

- No pix.

Foi fácil, quando a amante é a esposa.

"Substantivo e adjetivo de dois gêneros, aquele(a) que ama, mas frequentemente usado como o homem ou mulher que mantém um relacionamento com um terceiro indivíduo já comprometido(a), relacionamento ilícito e muitas vezes mantido em segredo".

Quando se referir à amante é bom explicar direito.

Ser amante das artes, da ciência, da liberdade é uma coisa. Das armas, da ditadura, da mentira, é outra. Cada um que escolha a sua e dê o perfume que quiser, sabendo que no dicionário uma é amor, outra é traição.

 Sérgio Gondim, médico

 

Comentários

Últimas notícias