OPINIÃO

Energia solar como fator de desenvolvimento para empresas

A instalação de um sistema solar fotovoltaico reduz o valor da conta de luz de forma considerável. O retorno do investimento fica entre quatro e seis anos, a depender do preço da energia que varia de acordo com as modalidades de contratação de energia.

LUZER OLIVEIRA
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LUZER OLIVEIRA
Publicado em 13/04/2023 às 0:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 11:44
THIAGO LUCAS/ ARTES JC
ENERGIA SOLAR - FOTO: THIAGO LUCAS/ ARTES JC

A uso da energia solar tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil nos últimos cinco anos. A instalação de um sistema fotovoltaico pode representar a redução de custos e um melhor planejamento para empresas de todos os setores e tamanhos. Mas são os pequenos negócios que tendem a se beneficiar mais. Devido a menor necessidade de geração, o investimento se torna mais fácil com acesso a linhas de crédito rápidas e pouca necessidade de uso de recursos próprios.

A instalação de um sistema solar fotovoltaico reduz o valor da conta de luz de forma considerável. O retorno do investimento fica entre quatro e seis anos, a depender do preço da energia que varia de acordo com as modalidades de contratação de energia. Por exemplo, um consumidor de baixa tensão (Grupo B) possui uma tarifa de energia mais cara, com isso a energia solar se torna ainda mais atrativa.

Já um consumidor de média tensão (Grupo A) possui uma modalidade de contratação binômia, ou seja, tem dois preços de energia de acordo com o horário de consumo e possui também uma demanda contratada, desta forma, é necessário um estudo do perfil de consumo para a correta aplicação da energia solar. Em vários casos, a aplicação da energia solar pode se tornar uma grande aliada para a expansão do negócio.

O volume de novas instalações no em 2022 apresentou um crescimento de 73% m relação a 2021, passando de 10,3 GW para 17 GW, segundo dados do Estudo Estratégico de Geração Distribuída - Mercado Fotovoltaico, da Greener, consultoria especializada em energia limpa.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que 1,2 milhão de comércios e residências produzirão a própria energia até 2024. Mas quais as vantagens para o empresário, especialmente o pequeno? Primeiro, temos a estabilidade no fluxo de caixa, pois os gastos com energia ficam previsíveis e livres das variações da concessionária. Com um custo fixo de energia, pode-se planejar melhor os investimentos.

Depois, temos a redução nos impostos, já que quase metade da conta é composta por tarifas. Por último, sua empresa terá um grande aliado no marketing pois estará enquadrada nas boas práticas mundiais de ESG, além de tornar eco-friendly, devido aos produtos e serviços utilizarem energia limpa, com menos emissão de carbono. Como bônus, você ainda pode planejar seu sistema de energia solar para a implantação de ar-condicionado ou mesmo de aquecedores para dar mais conforto aos seus clientes.

O agronegócio é um dos setores que mais se beneficia da energia solar. A geração própria pode ajudar em setores como climatização de aviários, irrigação, secagem e armazenamento de grãos, refrigeração de carnes, leites e derivados e no fornecimento de energia para residências e áreas de vivência. Além disso, diminui a produção de gases do efeito estufa e gera uma redução nos custos dos alimentos.

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estima que, até 2040, os painéis fotovoltaicos representem a principal forma de gerar energia no país. O Nordeste brasileiro tem um grande potencial. O famoso clima quente e ensolarado permite que o crescimento da região seja exponencial. A região nordestina fica atrás apenas do Sudeste na geração de energia solar no país.

Todos esses fatores nos levam a consolidar a energia solar não mais como a fonte de energia limpa do futuro, mas do presente.

Luzer Oliveira, head de Energia Solar da Connectoway

 

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