Você sabia que qualquer empresa precisa de comunicação bem estruturada e planejada? Você sabia que se você não tiver um plano estratégico de comunicação provavelmente não terá êxito no que diz respeito ao posicionamento de marca e aquisição de clientes?
Pois é, a comunicação é a chave para criar um clima organizacional orientando os profissionais com os valores da empresa. Ela precisa estar integrada com todos os ramos de marketing e relacionamento. Assim, ao tratar dos parâmetros da comunicação visual interna, é preciso levar em consideração os principais objetivos da organização, bem como os valores, ideais e objetivos, para o desenvolvimento de ações comuns, que visam o sucesso e a visibilidade do empreendimento.
Resumidamente, a comunicação empresarial fundamenta-se em estratégias de transmissão de informações, que visam oferecer transparência, objetividade e assertividade nas relações corporativas, seja com o público interno, externo, com os fornecedores e com a comunidade. É por isso, que tratar da comunicação empresarial não é algo simples, já que envolve os diferentes setores da empresa, o público, clientes e fornecedores.
O primeiro passo é formatar um plano de comunicação que consiste em uma série de planejamentos, colocados no papel em forma de um projeto, com o objetivo de concentrar os esforços de comunicação dentro de uma empresa. Nesse sentido, o plano de comunicação elenca os objetivos específicos, o tipo de mensagem, o método de abordagem, as formas de avaliação dos conteúdos, entre outros assuntos importantes para uma transmissão de informações eficaz e precisa.
Com isso, o plano ajuda a definir quais são as formas de comunicação dentro da empresa, além dos meios utilizados para alcançar resultados satisfatórios. Nesse sentido, o plano de comunicação elenca os objetivos específicos, o tipo de mensagem, o método de abordagem, as formas de avaliação dos conteúdos, entre outros assuntos importantes para uma transmissão de informações eficaz e precisa.
Ou seja, ter um plano de comunicação bem elaborado traz diversas vantagens para a empresa, tanto em termos estratégicos, quanto de relacionamento. Previamente estabelecido ele contribui para que a companhia possa antever ameaças, assim como constatar novas chances.
Patrícia França, jornalista