OPINIÃO

Ícones da arquitetura pernambucana

Nosso objetivo maior é levar qualidade de vida a todas e todos, buscando cidades sustentáveis e uma sociedade justa e igualitária. Para sempre, Luis de la Mora e Acácio Gil Borsoi!

RAFAEL AMARAL TENÓRIO
Cadastrado por
RAFAEL AMARAL TENÓRIO
Publicado em 20/05/2023 às 0:00 | Atualizado em 20/05/2023 às 7:31
DIVULGAÇÃO
Os arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa - FOTO: DIVULGAÇÃO

Muito se fala sobre a mania de grandeza dos recifenses, que se orgulham de ter o maior conjunto habitacional da América Latina, o Ignez Andreazza; a maior avenida em linha reta, também da América Latina, a Caxangá; o maior shopping do Brasil, o Recife, em Boa Viagem; o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo Sem esquecer, claro, da união dos rios Capibaribe e Beberibe, para juntos formarem o oceano Atlântico.Verdade, porém, é não nos faltam motivo de orgulho para amar nossa cidade e o nosso Estado. Na arquitetura, por exemplo, temos nomes emblemáticos que muito fizeram pela cidade, deixando um legado inestimável às futuras gerações.
Um deles, que deve ser lembrado para sempre, é o do arquiteto Acácio Gil Borsoi, que trocou o Rio de Janeiro pelo Recife, e construiu uma trajetória que em muito mudou a paisagem das nossas cidades. Trouxe o modernismo para a arquitetura do Recife, difundindo os princípios da arquitetura moderna a partir de um olhar local, consolidando uma nova visão regional, levando seu traço para além das nossas fronteiras, com projetos em diversas cidades do Brasil e de outros país. Um mestre à frente do seu tempo, que acreditava no impossível e fazia isso acontecer.
Para além dos projetos, foi (e é) referência no ensino da arquitetura em Pernambuco, inicialmente na antiga Escola de Belas Artes de Pernambuco. Posteriormente, assumiu, competentemente, a cátedra na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição à qual me orgulho de fazer parte da minha história.
Outro mestre que devemos reverenciar é o professor Luis de la Mora, nascido no México, mas com raízes fincadas na capital pernambucana, onde viveu, trabalhou e deixou uma história na área de desenvolvimento urbano. Sociólogo de formação, pesquisador inquieto do urbanismo social, foi um dos idealizados do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis) do Recife e um vigoroso defensor do direito à moradia e à cidade para todas e todos. Um idealista que lutou por cidades mais justas, igualitárias e sustentáveis.
A relevância desses nomes e de suas histórias levou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) a lançar prêmios em homenagem a Borsoi e a de La Mora. Uma forma de seguimos reverenciando e agradecendo a dedicação desses profissionais à arquitetura. Mais ainda, um caminho para inspirarmos as futuras gerações em torno de questões essenciais no cotidiano dos arquitetos e urbanistas, como ética, inovação e compromisso social.
Como agente de promoção de boas práticas, o CAU/PE busca fortalecer a arquitetura e urbanismo mostrando à toda a sociedade que nosso papel vai além da construção de casas, praças, espaços, ou mesmo do planejamento urbano das cidades, entre tantas outras atividades. Nosso objetivo maior é levar qualidade de vida a todas e todos, buscando cidades sustentáveis e uma sociedade justa e igualitária. Para sempre, Luis de la Mora e Acácio Gil Borsoi!

Rafael Amaral Tenório, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE)_

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias