Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu metas para o desenvolvimento sustentável do planeta: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas áreas ambiental, econômica, social e do desenvolvimento sustentável, tratando desde a erradicação da pobreza até a educação de qualidade, diminuição da desigualdade e aquecimento global.
Estratégias que salvaguardam atitudes concretas precisam estar vinculadas às soluções desenvolvidas na Universidade Pública, que deve acionar o tríptico do ensino/pesquisa/extensão, promovendo saberes para uma consciência global, integrada e problematizadora, situando-se na centralidade do futuro da humanidade.
A extensão, por sua capacidade de construir pontes em várias áreas de atuação, apresenta-se como importante estratégia na incorporação de mecanismos que contribuam para o sucesso na concretização dos ODS, da abordagem em sala de aula à modificação de comportamentos comunitários, repensando práticas e hábitos, por meio da atuação dos estudantes que protagonizam transformações, tornando-se agentes da modificação das realidades e de seus próprios olhares, simultaneamente.
O projeto UFPE no Meu Quintal, diante das urgências dos alertas globais, é estratégico na difusão dos saberes convergentes para a cristalização da consciência sustentável em cidades do interior. Na última semana de maio, a UFPE esteve em Ibimirim, levando 48 propostas de ação intimamente ligadas aos ODS, atuando junto a agentes multiplicadores para construir coletivamente uma sociedade consciente, justa e sustentável.
Essa rede de atuação extensionista resulta num forte impacto no cotidiano das pessoas, promovendo reflexões e questionamentos sobre a maneira como a coletividade tem se comportado frente aos desafios de serem sujeitos da própria história, sem perder o respeito ao planeta e o compromisso com o futuro equilibrado e sustentável da própria humanidade.
É o UFPE no Meu Quintal contribuindo com a vida através da educação popular, empática, reflexiva e transformadora.
Sérgio Matias da Silva e José Eduardo Garcia, coordenadores do Projeto UFPE no Meu Quintal