OPINIÃO

Liderança por propósito de valor

Líderes transformadores conseguem criar propósito de valor que inspire seus liderados a atuarem nas suas funções e melhorar o mundo.

EDUARDO CARVALHO
Cadastrado por
EDUARDO CARVALHO
Publicado em 16/06/2023 às 0:00 | Atualizado em 16/06/2023 às 15:47
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Consideremos, por exemplo, uma organização que trabalhe numa iniciativa de saúde pública para educar sua comunidade sobre a vacinação - FOTO: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Liderança é um processo em que o indivíduo age, com pessoas e recursos, para fazer acontecer o que for necessário com visão de curto e longo prazo. Para ser transformador, a liderança precisa atuar em benefício dos interesses coletivos. Comprometer-se em deixar um legado significativo. Requer reflexão para qual propósito, sempre norteado por valores.

Os valores são a essência de uma organização. Definem o seu caráter. Representam os princípios fundamentais pelos quais é guiada, fornecem um referencial ético para ações e decisões em todos os níveis, moldando a sua cultura e fortalecendo a sua reputação. Uma organização que cultiva valores é capaz de construir relacionamentos duradouros, inovar, enfrentar desafios com integridade e se destacar em mercados competitivos.

Não se trata apenas de agir no momento presente, mas de pensar nas consequências a longo prazo das suas ações. Requer clareza sobre os compromissos que estão sendo assumidos. As reflexões sobre o propósito começam com a pergunta: Como o mundo será melhor com a nossa organização? Isso estimula as pessoas a identificar um impacto social inspirador que a empresa deve se esforçar para alcançar.

O processo de definição de propósito de valor considera três domínios interdependentes: competência, cultura e causa. Um propósito focado na competência apresenta uma proposta de valor clara para clientes e funcionários. Um propósito focado na cultura cria alinhamento interno e colaboração com os parceiros. Um propósito focado na causa alinha clientes, funcionários e comunidades em torno dos benefícios sociais que a empresa gera.

O propósito precisa ser coerente com a estratégia. E orientar ações que terão o maior impacto no sucesso da organização: recrutamento, seleção e retenção de talentos; inovações e expansões. Também, precisa ser integrado ao comportamento organizacional: gerenciamento de mudanças, avaliação de desempenho e promoções.

No processo, é importante reconhecer que apenas os executivos têm a visão pragmática do propósito estratégico. A maioria dos membros da organização vivenciam o propósito no contexto operacional, através de suas interações com clientes, fornecedores, colegas de trabalho. Nessa perspectiva, é mais importante que o propósito amplie o senso de autenticidade, coerência e engajamento derivado das experiências diárias de clientes, funcionários, parceiros e das comunidades em que a organização atua.

Tradicionalmente, a liderança da organização é orientada pela missão, o que significa, fundamentalmente, garantir que a organização cumpra seus objetivos e seja sustentável financeiramente. Mas, uma liderança orientada por propósito de valor foca na razão essencial pela qual a organização existe. Essa distinção pode parecer semântica, mas, na realidade, é uma mudança profunda. A estrutura tradicional é definida com a organização no centro de seu próprio universo e esfera de influência. A aplicação do conceito de "por propósito de valor" prioriza como ela pode administrar melhor seus recursos a serviço desse propósito. O que pode significar, o que é melhor para o propósito, nem sempre é sinônimo do que é melhor para a organização.

Consideremos, por exemplo, uma organização que trabalhe numa iniciativa de saúde pública para educar sua comunidade sobre a vacinação. Se mostrar o logotipo da organização prejudicar as mensagens-chave da campanha, a liderança orientada por propósito não permitirá que os benefícios organizacionais do reconhecimento da marca atrapalhem o que é melhor para esse fim. Explicitando, uma liderança tradicional pergunta: O que é melhor para a nossa organização? Uma liderança orientada por propósito de valor pergunta: O que é melhor para o resultado social que objetivamos?

Em suma, uma liderança orientada por propósito de valor é consciente de que as ações da organização podem impactar positiva ou negativamente o ecossistema do entorno e assume a responsabilidade de respeitá-lo. O potencial de propósito só é alcançado quando alinhado com os valores da organização, criando aspirações e realizações compartilhadas tanto interna quanto externamente. Se, mal ou manipulativamente promulgado, produz o efeito oposto. Líderes transformadores conseguem criar propósito de valor que inspire seus liderados a atuarem nas suas funções e melhorar o mundo.

Eduardo Carvalho,  autor do livro Agente transformador 

 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias