Opinião

Educação com perspectiva global

Preparar os estudantes para compreender esses desafios, se importar com eles e adquirir as habilidades para enfrentá-los é a tarefa mais importante dos líderes escolares e dos professores

EDUARDO CARVALHO
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EDUARDO CARVALHO
Publicado em 27/07/2023 às 17:59
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Educação Global compreende práticas orientadas por um conjunto de propósitos, pedagogias e abordagens criadas para desenvolver nos alunos competências globais, utilizando as teorias que explicam essas práticas e seus efeitos - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O mundo muda com velocidade acelerada. É muito desafiador. Preparar os estudantes para compreender esses desafios, se importar com eles e adquirir as habilidades para enfrentá-los é a tarefa mais importante dos líderes escolares e dos professores. Exige, a implantação de abordagem de Educação Global. Não é uma nova moda, um pequeno ajuste. É uma abordagem para reorientar toda a instituição como os estudantes aprendem e os professores ensinam. Na primeira etapa deve-se analisar o currículo, a pedagogia e a organização escolar, implementando mudanças para que os estudantes entendam o mundo e busquem descobrir como torná-lo melhor. Isso inclui identificar procedimentos para lidar com a degradação ambiental, a exclusão social, as diversas formas de violência, as desigualdades e muitos outros desafios não só de um país, mas globais, que minam a perspectiva de viver num mundo digno e pacífico para todos no futuro.

Educação Global compreende práticas orientadas por um conjunto de propósitos, pedagogias e abordagens criadas para desenvolver nos alunos competências globais, utilizando as teorias que explicam essas práticas e seus efeitos. Essas competências englobam conhecimentos, habilidades e atitudes que vão ajudar os estudantes a se desenvolver, entender e atuar em comunidades que são cada vez mais interdependentes com outras no mundo. É uma base para que possam participar e atuar ao longo da vida, em ambientes de fluxo contínuo com mudanças globais cada vez mais rápidas.

São múltiplos domínios. Educação para a sustentabilidade, educação cidadã, processo de globalização, competência intercultural, engajamento cívico, direitos humanos, educação para a paz. As ciências e humanidades são os fundamentos disciplinares da educação global. Assim, os estudantes têm oportunidades para imaginar e implantar estratégias que promovam, por exemplo, o bem-estar humano, fundamentado na ética. Também não há como entender o mundo sem as habilidades que resultam de aprender a pensar como os cientistas e raciocinar como os humanistas.

Uma competência engloba mais do que conhecimentos e habilidades. Compreende também a capacidade de atender demandas complexas, utilizando e mobilizando recursos psicossociais (incluindo habilidades e atitudes) em um contexto particular. Por exemplo, a capacidade de se comunicar efetivamente é uma competência que pode se basear no conhecimento da língua, nas habilidades práticas de tecnologias da informação, nas atitudes de um indivíduo em relação àqueles com quem está se comunicando.

Educação Global torna as escolas mais relevantes ao incluir seus profissionais no objetivo de reinventá-la. Não é apenas para discutir conceitos sobre o que é um cidadão global ou uma sociedade virtuosa. Mas um processo que possibilite mudanças profundas, abrangendo cinco perspectivas: 1) Cultural (O que é que a sociedade espera das escolas e quais são os impactos sociais do nosso tempo); 2) Psicológica (O que se sabe sobre como as crianças, os jovens e os adultos aprendem, conciliando os imperativos que uma perspectiva cultural oferece com o conhecimento científico); 3) Profissional (Como abordar a tarefa de tornar a escola mais relevante dependendo mais do conhecimento especializado e do melhor uso da razão para orientar a prática, criando uma avenida para tornar a educação profissional); 4) Institucional (Como alinhar os vários elementos do sistema educacional para que, juntos, apoiem modelos de ensino e aprendizagem que realmente capacitem os estudantes a compreender e melhorar o mundo); 5) Política (Como tirar o melhor proveito do fato da escola atender a interesses diferentes, alinhando-os ao projeto global). Essas perspectivas são complementares. Combiná-las pode ajudar a realizar mudanças mais eficazes.

Um tema essencialmente global é mudança climática. A Educação em Mudança Climática, um subdomínio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, é um exemplo de Educação Global. Prepara os cidadãos para encontrar formas mais sustentáveis de se relacionar com o planeta terra, adotando práticas, como: racionalizar o crescimento populacional, consumir uma dieta com menor pegada de carbono, usar energias renováveis. Será fundamental também entender o processo científico da mudança climática e inovações necessárias para desacelerá-la.

Um exemplo da área de saneamento ilustra o papel das inovações no enfrentamento das mudanças climáticas. Empenhado em melhorar o saneamento no mundo, Bill Gates identificou que os banheiros e sistemas de tratamento de água eram inadequados para os países em desenvolvimento, porque, principalmente, geravam resíduos excessivos. Para resolver o problema, patrocinou projetos de banheiros inovadores que operam sem sistemas de esgoto. Enfim, as competências e habilidades adquiridas com a Educação Global contribuem para que os estudantes entendam como as comunidades em que vivem se relacionam com outras comunidades ao redor do mundo, como são afetadas, afetando outras e como suas vidas são moldadas pela natureza global, motivando-os a participar de ações para melhorar o mundo.

Eduardo Carvalho, Empreendedor social

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