Opinião

Gás natural veicular desenvolve Pernambuco

O Brasil possui a quarta maior frota mundial de veículos leves movidos a GNV do mundo, de cerca de 2,5 milhões, de acordo com o IBGE

Felipe Valença
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Felipe Valença
Publicado em 28/07/2023 às 22:36
Marina Silva/CORREIO
Alguns estados da federação praticam incentivos fiscais de IPVA para estimular a conversão de carros para o GNV ou compra de veículos 0km com kit gás - FOTO: Marina Silva/CORREIO

Pernambuco possui registrados hoje 92,7 mil veículos movidos a gás natural (GNV), em boa parte dirigidos por motoristas profissionais, de táxi ou de aplicativo, que utilizam seus automóveis como forma de sustento de suas famílias. Esses trabalhadores usam o GNV por necessidade pelo fato de o gás natural deixar os seus automóveis cerca de 35% mais econômicos, o que torna viáveis seus empreendimentos – com mesmo nível de segurança e desempenho.

O Brasil possui a quarta maior frota mundial de veículos leves movidos a GNV do mundo, de cerca de 2,5 milhões, de acordo com o IBGE, atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia. Isso é uma vantagem também no sentido da agenda verde mundial, já que o GNV é muito menos poluente do que os demais combustíveis fósseis.

Atualmente, os dutos da Copergás levam o GNV para 29 municípios pernambucanos por meio de cerca de 100 postos de combustíveis. O plano de expansão, denominado “Corredor Azul” - nosso projeto de interiorização - pretende contratar postos de GNV em direção ao agreste-sertão de maneira que trafegar pelo estado de leste a oeste com gás natural seja perfeitamente possível. Atualmente, nossas redes já cobrem o litoral, de Ipojuca a Goiana, e chegam até Tacaimbó.

Também possuímos projetos para o transporte pesado, caminhões e ônibus urbanos por exemplo. Ainda estamos no início dessa caminhada, que é uma tendência mundial. Por exemplo, 95% dos ônibus de Los Angeles, nos Estados Unidos, são movidos a gás natural. Paris estipulou uma meta para que em 2030, 70% da frota de ônibus seja movida a biometano.

Alguns estados da federação praticam incentivos fiscais de IPVA para estimular a conversão de carros para o GNV ou compra de veículos 0km com kit gás, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).O Mato Grosso do Sul, por exemplo, isenta totalmente de IPVA os veículos que utilizam o GNV. No Paraná, o desconto é de 70%. No Estado do Rio, a alíquota é de 1%. Alagoas também pratica desconto nas alíquotas. Em Minas Gerais, não se paga IPVA dos carros zero, produzidos no estado, movidos por GNV.

São medidas virtuosas. Significam mais economia para trabalhadores, mais proteção ao meio-ambiente, e energia mais barata para as residências e indústrias do estado – compensando e eventualmente superando a renúncia fiscal praticada.

Pernambuco possui vários desafios concomitantes. Voltar a crescer, reduzir a pobreza, entrar na economia ambientalmente sustentável, deixar as contas em dia. A Copergás participa de todas essas batalhas ao levar o desenvolvimento ao estado por meio do gás natural.

Felipe Valença, é presidente da Copergás

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