Gestão e motivação não são uma rima, são palavras fortes que podem mudar completamente o ambiente num departamento ou numa empresa. Um bom gestor aprende a escutar, que é diferente de ouvir. Ele nunca vai escutar se ele estiver respondendo a mensagens durante a conversa. Mal sabe ele quão preciosos são, para o colaborador, estes minutos de conversa.
E, quanto tempo o trabalhador pensou e remoeu o desejo de conversar, até criar coragem e se sentar com seu chefe. Às vezes penso que o mundo corporativo precisa hoje de cursos de Escuta e não de Oratória. Uma das perguntas que considero muito importante para o gestor se fazer é: o que ele sabe sobre seu grupo de colaboradores. Muitas vezes as informações ele tem se resumem para qual time de futebol o colaborador torce, ou a religião a que pertence, ou algo superficial sobre família.
Um bom gestor hoje precisa gostar de gente. É desafiador. Nas conversas, que parecem triviais, o gestor pode descobrir que o colaborador está desmotivado porque está no lugar errado. Excelente trabalhador, mas se estivesse noutro horário ou noutro setor, renderia muito mais. E, ele só descobre que precisa trocar o colaborador de lugar, se estiver 100% presente na escuta. Dá pra perceber que não existe receita pronta. A companhia pode ter o melhor CEO mas se ele não conhecer o grupo, o resultado planejado pode não se concretizar. Afinal, se para ser um bom gestor bastasse uma lista de instruções, qualquer um poderia executar.
Hoje grande parte das companhias buscam com seus gestores um trabalho centrado nas pessoas com foco em colaboradores motivados. E o compromisso de quem têm a missão de liderar é ser exemplo, inspiração. Conhecemos de longa data o ditado que diz que o "exemplo arrasta", mas ele ficou só numa frase repetida. Se fosse posto em prática muita gente teria produzido, trabalhado e vivido mais feliz. Agora volta com força nos treinamentos e palestras.
Para que os trabalhadores estejam motivados eles precisam primeiro ver um exemplo e este exemplo vem do chefe mais próximo. Os colaboradores se motivam e se dedicam quando as coisas fazem sentido para eles. Se empenham e se mobilizam quando quem os lidera se importa com suas realidades. Eles se desdobram quando aprendem com o trabalho, e especialmente quando são vistas no meio da multidão. Tudo isso só faz sentido se eles tiverem em que se inspirar.
A responsabilidade de um gestor vai além do compromisso com os resultados da empresa. É com o sucesso das pessoas. Pessoas são células vivas, têm valores, propósitos e precisam estar conectadas para desempenharem melhor seu trabalho. É um processo contínuo de aprendizado em equipe, exercício dE humildade e de comunicação. Quem conhece o negócio precisa passar todo o conhecimento aos seus colaboradores porque só assim os resultados aparecem com menos sofrimento e mais felicidade.
Jô Mazzarolo, jornalista e consultora em Gestão, Comunicação e Liderança