Opinião

Memorial da Advocacia, espaço para celebrar e exaltar a advocacia e a sociedade.

Desde sua fundação, em 1932, a OAB Pernambuco tem sido uma defensora incansável dos direitos e liberdades civis

Imagem do autor
Cadastrado por

FERNANDO J. RIBEIRO LINS

Publicado em 20/08/2023 às 22:41
Notícia
X

Reconhecido por seu profundo legado histórico e cultural, Pernambuco abre mais uma página em sua rica narrativa com a inauguração do Memorial da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), símbolo tangível da trajetória e do compromisso da advocacia com a justiça e a sociedade pernambucana.

Desde sua fundação, em 1932, a OAB Pernambuco tem sido uma defensora incansável dos direitos e liberdades civis, desempenhando um papel central em muitos dos momentos decisivos do nosso estado e do nosso país. Sua história é, de muitas maneiras, um espelho dos desafios e triunfos que Pernambuco e o Brasil enfrentaran ao longo dos anos. Preservar e resgatar essa narrativa não é apenas uma merecida homenagem aos que vieram antes de nós, mas uma responsabilidade para com as gerações futuras!

Localizado no coração do Recife, no prédio sede da OAB Pernambuco onde funcionou o centenário Jornal do Commércio de Pernambuco, o Memorial, cuja a inauguração se dará no próximo dia 29 deste mês de agosto, em que se comemora a fundação dos cursos jurídicos no Brasil, foi projetado com um equilíbrio entre a história da Ordem pernambucana e os acontecimentos do nosso estado e do nosso país.

Abrigando momentos históricos, documentos, fotografias e objetos que contam a vida da OAB Pernambuco, desde seus primórdios até os desafios contemporâneos. Mais do que um local de reflexão, o memorial é um espaço também educativo, destinado a inspirar advogados e advogadas jovens e experientes, acadêmicos de Direito, bem como a sociedade em geral, sobre a importância da advocacia em nosso estado. O passado da OAB Pernambuco, agora imortalizado no memorial, serve como um lembrete de que a advocacia, em sua essência, é um ofício de servir. Os desafios de hoje podem ser diferentes daqueles enfrentados por nossos antecessores, mas a essência da nossa luta permanece.

Um local que comemora a trajetória de mulheres como Nair Andrade, que em 1971 se tornou a primeira advogada diretora da OAB Pernambuco; e Margarida Cantarelli, que em 1975 assumiu como a primeira vice-presidente da Ordem pernambucana. Hoje, ambas seguem com vitalidade para descrever os desafios daquele momento.

Um espaço que celebra a resiliência, a determinação e o compromisso de nomes como Joaquim Amazonas, primeiro presidente da OAB Pernambuco; José Cavalcanti Neves, responsável pela primeira sede própria da nossa instituição e único pernambucano presidente do Conselho Federal da OAB; Joaquim Correia de Carvalho Junior, Moacir Baracho, Octávio Lobo, Donary Sampaio, Hélio Mariano e Fernando Coelho, que lutaram pela redemocratização do país contra o regime militar. E, ainda, Paulo Marcelo, Jorge Neves, Aluísio Xavier, Ademar Rigueira, Júlio Oliveira, Jayme Asfora, Henrique Mariano, Pedro Henrique, Ronnie Duarte e Bruno Baptista, que prestaram importante contribuição à Ordem e a toda sociedade pernambucana ao seu tempo. Cada um destes importantes nomes, permitiu celebramos a história dos atuais 91 anos da OAB Pernambuco.

Advogar é uma missão que nunca vai perder a sua essência. Na Ordem, temos a certeza de que nenhuma tecnologia ou inteligência artificial poderá substituir a conexão humana, o olho no olho, a confiança que se estabelece entre um advogado, uma advogada, e seu cliente. A advocacia é mais do que processos e leis. É compreensão, empatia e experiência acumulada ao longo dos anos.

Aprendemos com as lições e exemplos do passado. Nos fortalecemos cada vez mais no presente e somos a profissão do futuro. Por isso, a OAB Pernambuco trabalha pela valorização dos mais de 40 mil advogados e advogadas do nosso estado. Por uma advocacia vibrante, diversa, inclusiva e comprometida com a justiça e a defesa dos direitos fundamentais.

Para mim, enquanto presidente dessa nobre instituição, gestar e inaugurar o Memorial da Advocacia, idealizado no mandato do então presidente Bruno Baptista, por iniciativa do ex-presidente Henrique Mariano, que terá o nome do também ex-presidente e defensor incondicional da democracia, Fernando Coelho, e que contou com as contribuições do ex-presidentes Jorge Neves e Aluísio Xavier, é ter a certeza de que estamos dando um significativo passo de um projeto muito maior de memória e valorização da história da nossa advocacia. Rumo aos 100 anos da OAB Pernambuco!

FERNANDO J. RIBEIRO LINS, Advogado e Presidente da OAB Pernambuco

Tags

Autor