OPINIÃO

Aprender a aprender continuamente

O verdadeiro mestre mantém sempre o espírito de principiante, aberto e atento a novos aprendizados. Aprenda a aprender continuamente

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 06/10/2023 às 0:00 | Atualizado em 06/10/2023 às 12:57
Notícia
X

Aprender é um processo que se interconecta com outros processos de desenvolvimento na vida do aprendiz, por meio de experiências autênticas e relevantes. Não é um produto. Envolve mudanças no conhecimento, crenças, comportamentos e atitudes. O processo de aprendizagem de uma criança inicia-se na relação com os pais. A mãe interage com o bebê: "Olhe o pássaro na árvore", "pegue na minha mão e vamos brincar". Os pais precisam estar constantemente ensinando sobre o mundo em volta, conversando para que ela comece a desenvolver seu vocabulário. Nesse processo interativo a criança começa a compreender os mais simples conceitos de sequência, conhecimento prático de como usar os talheres, as cores, números, etc. À medida que crescem, os pais podem desafiar os filhos a desenvolver tarefas como organizar uma viagem e, em seguida, refletir sobre a experiência que tiveram juntos. É fundamental, que a família proporcione experiências que cultivem valores, ajudando a criança a aprender como lidar com desafios.

Ao ingressar na escola, a criança já tem, não apenas um rico vocabulário, habilidades e conhecimentos, mas também vivenciou experiências sociais e emocionais que influenciam o que valoriza, como se percebe e percebe os outros e como se engaja no processo de aprendizagem. É importante que a escola seja conectada ao mundo para expandir o ambiente de aprendizagem além da sala de aula.

A liderança da escola deve atuar como cultivadora de valores, inspiradora e facilitadora para os propósito, missão, objetivos e metas da insitituição. Deve criar condições para que a equipe e estudantes sejam motivados e capacitados a aprender, proporcionando atmosfera amistosa e não coercitiva. Os professores devem ser capacitados a preparar os alunos a aprender a aprender.

Aprender a aprender é um princípio fundamental na educação e no desenvolvimento humano. Significa a capacidade de adquirir e aplicar novos conhecimentos, habilidades e competências contínuamente ao longo da vida. É um aprendizado que é desenvolvido não só na escola, mas também em outros ambientes. É essencial para o sucesso pessoal e profissional.

Envolve o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, tomada de decisões e a capacidade de adaptação a novas situações. Inclui ainda a compreensão de como aprender de maneira eficaz, identificar fontes confiáveis de informações e aplicar o que foi aprendido. Um outro pilar para o objetivo de aprender a aprender é a curiosidade, uma vez que o curioso motiva-se a explorar, questionar e descobrir.

O processo de aprender a aprender requer definição de metas de aprendizado, planejamento da abordagem, monitoramento do progresso, ajustando o processo de aprendizado, sempre que necessário. Dessa forma, o aprendiz mantém o foco e persevera diante dos desafios. Também faz parte desse processo a resiliência para superar os obstáculos que surjam, aprender com os erros e continar avançando para alcançar as metas definidas. Outra habilidade fundamental é a capacidade de trabalhar em equipe, compartilhar ideias e aprender com os outros. Construir um network competente é um grande diferencial. A tecnologia potencializa esse aprendizado, inclusive personalizado, oferecendo acesso a uma vasta gama de recursos através da internet. O que Fredy Kofman, autor do livro Metamanagement, denomina como "inimigos do aprendizado"(Medo, vergonha, arrogância,preguiça,impaciência) devem ser superados

Os professores podem facilitar o processo, impulsionar o sucesso dos estudantes, ajudando-os a selecionar, organizar e associar as informações da aula. Além disso, é importante orientá-los a ser equilibrados emocionalmente. Algumas estratégias colaboram para que o professor construa experiências positivas de aprendizado, inspirando o estudante a aprender a aprender: conectar o assunto com os interesses do estudante; realizar atividades autênticas; desafiá-lo adequadamente; ter rubricas com critérios que representem a expectativa de performance dos estudantes; dar feedback construtivo regularmente e oportunidade para o estudante refletir sobre as suas tarefas; organizar o tempo em sala de aula para garantir que está apoiando o aprendizado e não apenas avaliando a lição de casa. É essencial investir tempo na aprendizagem sobre seus estudantes, seus pontos fortes, interesses e objetivos. Quando todas as funções estão funcionando bem, o talento dos estudantes pode soar a alturas extraordinárias.

Os estudantes devem selecionar e anotar todas as informações importantes da aula; organizá-las usando representações, em vez de listas e esboços; associar as informações para que relacionamentos significativos sejam aprendidos em vez de apenas fatos isolados. Precisam também de estratégias para o aprendizado: ter vontade de aprender; estar aberto a desafios e a receber feedback nas suas interações; refletir sobre as suas ações; e ter consciência que precisa aprender continuamente para crescer como cidadão e profissional.

O mundo muda e cada vez mais rapidamente. Requer aprendizado contínuo. Ser um lifelong learner é abraçar a aprendizagem como uma jornada que nunca termina. É cultivar a curiosidade, a mentalidade de crescimento, a capacidade de aprender com experiências diversas. É uma habilidade importante de ser nutrida ao longo da vida. Fundamento para o crescimento pessoal e profissional. Ativo inestimável para o estudante, profissional, empresário, aposentado, que precisa adaptar-se às mudanças em todas fases da vida e cenários que surjam. Com a idade avançando e experiências vivenciadas, pode ambicionar a maestria, etapa superior do aprendizado. O verdadeiro mestre mantém sempre o espírito de principiante, aberto e atento a novos aprendizados. Aprenda a aprender contínuamente.

Eduardo Carvalho, Harvard University Fellow 

Tags

Autor