OPINIÃO

Cultive o caráter e a personalidade

É, portanto, fundamental para o futuro dos filhos, o empenho consciente dos pais na construção do caráter.

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 13/10/2023 às 0:00 | Atualizado em 14/10/2023 às 8:56
Notícia
X

Etimologicamente, caráter quer dizer coisa gravada; do grego "kharactér". É o gravador de medalhas ou de moeda), uma marca indelével, um sinal permanente ou um distintivo. O termo significa um conjunto de disposições psicológicas e comportamentos habituais de uma pessoa, seu ethos.

Uma pessoa de caráter tem formação moral sólida, diz a verdade, é justa, generosa, respeitosa e empática. É também grata, gentil, leal, responsável, corajosa, altruísta, humilde e íntegra. Tem valores, princípios e atitudes coerentes. A índole que rege as suas atitudes, dentro de parâmetros de respeito ao próximo, a leva a fazer escolhas sensatas e com retidão de ações. Não escolhe o caminho mais fácil, mas desonesto, para ter vantagens individuais. Faz a coisa certa ainda que com risco ou custo para si. Profissionalmente, progride por talento e dedicação. Jamais toma créditos dos outros para si ou prejudica alguém para se beneficiar. Não pratica atos desonestos, não engana, não mente, não está à venda, não adota comportamento errado de outros para justificar o seu.

Rosabeth Kanter, professora da Harvard Business School, complementa, destacando em seu livro, Confidence, que o alicerce do sistema de confiança é o caráter. É definido pelo conjunto de comportamentos e atitudes relativos à maneira de agir e reagir de uma pessoa, individualmente ou em grupo, como parte dele ou como líder. É pelo o que faz e não apenas pelo que diz ou indica acreditar. É consistente e previsível. Não vive de popularidade, sacrificando seus princípios. Enfim, é uma pessoa digna de confiança por sempre agir corretamente.

Esse conjunto de valores, princípios e atitudes precisam ser ensinados desde o nascimento de uma criança. Usando exemplos do cotidiano, a família ensina o que significa ser honesto, solidário, justo entre outros. Ser presente na vida dela, estabelecendo limites e consequências, ensinando a resolver conflitos construtivamente, incentivando a assumir responsabilidade por suas ações e escolhas, elogiando e recompensando comportamentos e atitudes positivas, permitindo que cometa erros e aprenda com eles. Lembrar sempre que a educação de caráter é um processo contínuo e o que a família orienta precisa ser praticado. Não é coerente, dizer, por exemplo, ao filho, não fume blá...blá..blá, e fumar.

Tudo que os pais fazem ou deixam de fazer influencia na formação do caráter dos filhos. Na relação escolar, por exemplo, costuma-se perguntar aos filhos: "Que nota obteve no teste? Quem obteve a melhor nota?" No entanto, quantas vezes pergunta-se: "Quem você ajudou na escola hoje?", "Que ato de bondade você fez?","Você deu aos outros a chance de falar antes de você?" É comum, os pais se concentrarem em fortalecer os músculos do intelecto e da ambição. O mesmo rigor não é aplicado na construção dos músculos da empatia, bondade, humildade, alguns dos pilares do caráter.

É preciso que os pais e os educadores tenham consciência da necessidade de desenvolver os músculos do caráter e integrar suas palavras, suas ideias, seus planos ao que fazem e que sejam para o bem coletivo. Integridade é fundamento de caráter. Devem ficar atentos para não cultivar multipersonalidade.

Um jardineiro, por exemplo, sabe que para a fruta ser saborosa, ele deve cuidar da árvore. Nutrir o solo, regar as raízes, prevenir das pestes. Ao fazer isso ano após ano garantirá que a árvore seja saudável, com raízes profundas e galhos fortes. E numa primavera futura, as flores se transformam em frutos para que desfrute de uma colheita abundante.

O caráter é a árvore e a personalidade é o fruto. O caráter é a causa e a personalidade, o efeito. A palavra "personalidade" tem origem na palavra latina persona, que significa "máscara".

Alguém com caráter terá uma personalidade autêntica. Quando não tem, a vida se torna uma luta para estabelecer a verdadeira personalidade. Pode-se acabar vestindo muitos avatares ao longo da vida sem nunca perceber qual é o seu verdadeiro.

Durante as apresentações teatrais no período romano, os artistas usavam máscaras que personificavam o tipo (mãe, nobre, velho) ou a natureza ou o traço psicológico (irritado, feliz, preocupado) do personagem. Se o personagem era um guerreiro, a máscara representava as características de um arquétipo guerreiro. Se o personagem era ciumento, a máscara representava ciúmes. Da mesma forma, a personalidade de uma pessoa, ou persona, floresce e retrata o seu caráter.

É, portanto, fundamental para o futuro dos filhos, o empenho consciente dos pais na construção do caráter. Ajudá-los a adquirir hábitos saudáveis, fazer escolhas sábias, definir as prioridades adequadas, perseguir os objetivos certos e tomar decisões corretas. Nutrir o caráter dos filhos é o principal dever dos pais, contando com a colaboração inestimável da escola. Todos guiados pelo caráter.

Eduardo Carvalho, Harvard University fellow

 

Tags

Autor