OPINIÃO

Vivendo com Gratidão

Cultivemos a gratidão como uma prática diária, um lembrete constante de que a vida, com todas as suas complexidades, é uma dádiva

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 24/11/2023 às 0:00 | Atualizado em 25/11/2023 às 19:39
Notícia
X

Em meio ao turbilhão da vida, há uma prática simples e poderosa que pode transformar a nossa experiência no mundo: viver com gratidão. É um propósito de vida a ser cultivado. Gratidão envolve um sentimento de reciprocidade, de valorização e estima por um bem recebido, espiritual ou material, expresso voluntariamente por meio de palavras gestos ou ações. Permite reconhecer as dádivas que a vida lhe proporcionou e proporciona. É uma jornada interior que convida a parar e refletir sobre as muitas razões pelas quais podemos ser gratos. É um exercício consciente de apreciar as bênçãos que permeiam nossa existência. É como uma semente que plantada e cuidada, floresce em um jardim de bem-estar, conexão genuína e contentamento. Um sorriso, o ar que respira , amigos verdadeiros, momentos de alegria, liberdade de expressão, ambiente de trabalho inspirador, um legado construído, família digna, são razões para agradecer. Assim sendo, o cérebro reage, aumentando o nível de dopamina — neurotransmissor responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, bom humor, prazer. Por consequência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos, otimistas e felizes nos sentimos.

A gratidão funciona como uma lente através da qual percebemos a vida com mais clareza, notamos a beleza nos detalhes cotidianos que muitas vezes passam despercebidos. Nos capacita a enfrentar os desafios com uma perspectiva mais equilibrada. Em vez de nos determos nas dificuldades, aprendemos a enxergar as oportunidades de crescimento e as lições valiosas que podem surgir mesmo nos momentos mais desafiadores, como livrar-se de relacionamentos destrutivos, com indivíduos sem caráter.

A gratidão é um valor social. A palavra tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato. Também deriva de gratia, que significa graça. Ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão inspira o desenvolvimento de outros sentimentos e virtudes, como bondade, empatia, respeito, amor, fidelidade, resiliência, humildade, amizade, dignidade, generosidade, sabedoria. E, bloqueia emoções tóxicas, que podem destruir nossa felicidade, como inveja. Um indivíduo não pode ser invejoso e grato ao mesmo tempo. São sentimentos incompatíveis.

Praticar a gratidão em família, em atividades cotidianas, é um princípio essencial para que os filhos cresçam com esse sentimento. É valioso, durante o jantar, cada membro da família ser estimulado a falar sobre duas boas experiências no dia. Isso pode desencadear exemplos de gratidão.

Nos Estados Unidos e no Canadá é tradicional as famílias se reunirem para celebrar o Dia de Ação de Graças ( Thanksgiving Day). Nos Estados Unidos é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro, e no Canadá, na segunda segunda-feira do mês de outubro. Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é uma data em que as pessoas demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas. É também um momento para expressar carinho pelos amigos e familiares, e recordar com gratidão as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. É uma oportunidade de refletir sobre o que vivenciou e pedir prosperidade para o ano seguinte.

É um dos feriados mais importantes desses países, juntamente com o Natal e o Ano Novo. Essa celebração ocorre desde 1620, quando na vila Plymouth, Massachusetts/Estados Unidos, os habitantes realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano. Isso após invernos rigorosos. É celebrado com um almoço, onde são servidos pratos típicos feitos à base de abóbora, batata-doce, batatas, molho de cranberry e o tradicional peru, além dos cookies e tortas de maçã, abóbora e nozes.

Cultivemos a gratidão como uma prática diária, um lembrete constante de que a vida, com todas as suas complexidades, é uma dádiva. Ao fazer isso, descobrimos a magia de uma vida vivida com os olhos do coração abertos para a beleza que está ao nosso redor, nutrindo as raízes da apreciação e colhendo os frutos de uma vida mais plena e significativa. É um sentimento nobre. Eleva a nossa consciência para que sejamos um cidadão com propósito e ações para o bem coletivo. Happy Thanksgiving!

Eduardo Carvalho, Autor do livro Nurturing Global Citizenship Awareness

 

Tags

Autor