OPINIÃO

Educação para um mundo melhor

Os prêmios das melhores escolas do mundo oferecem uma oportunidade extraordinária para compararmos o que as escolas ao redor do mundo estão fazendo para tornar suas escolas mais relevantes para atender às necessidades do mundo e aprender com essas referências.

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EDUARDO CARVALHO

Publicado em 01/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 01/12/2023 às 17:29
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Toda criança, em todos os lugares, merece uma boa educação. É um direito humano essencial, fonte de dignidade e empoderamento pessoal, força motriz para o avanço do desenvolvimento social, econômico, político e cultural. Sendo as escolas fundamentais para prepará-la para o futuro, capacitando-a para criar um mundo melhor.

Considerando esse desafio, a T4 Education, durante a maior crise que a educação global já enfrentou, com o fechamento de escolas e universidades, afetando mais de 1,5 bilhão de estudantes, criou uma plataforma global, reunindo uma comunidade de mais de 200 mil educadores de cerca de 100 países. Conta com apoio dos Banco Mundial, OCDE, grandes empresas, governos e ONGs. É a maior comunidade de professores e líderes escolares do mundo. Oferece oportunidades para esses profissionais se conectarem, colaborarem e compartilharem boas práticas para melhorar a aprendizagem e a cultura escolar.

A plataforma compreende várias iniciativas e programas - Global Schools, Mission 4.7, Best School to Work, World's Best School Prize. A Global Schools é um programa de educação internacional baseado em dados e evidências que empodera os professores com valores, conhecimento e habilidades necessários para responder aos desafios do século, colaborando para a construção de um mundo sustentável e próspero para todos. É uma iniciativa da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável - SDG - da ONU, em apoio ao Programa de Ação Global da UNESCO sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A Global Schools se orgulha de ter fundado, em parceira com a SDG Academy, a Missão 4.7, que reúne líderes do governo, academia, sociedade civil e empresas para acelerar a implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo e destacar a importância crítica da educação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Outra excepcional iniciativa da T4 Education foi a implantação da "Best School to Work". Metodologia exclusiva para as organizações educacionais públicas e privadas que avalia quatro pilares: Liderança, Ambiente educacional, Bem-estar profissional e Colaboração. Complementa os benefícios da abordagem do Great Place to Work - GPTW. Ambas, na essência, avaliam a confiança no ambiente de trabalho. A GPTW considera na sua avaliação as relações com o trabalho (sentimento de orgulho que as pessoas têm por trabalhar na organização, pelas funções que desempenham e pelo desenvolvimento pessoal e profissional); com os colegas (espírito de equipe e colaboração); e com os líderes (tratamento com respeito, imparcialidade, sinceridade, gratidão). A confiança é construída, nutrida e preservada em clima de respeito a cultura e valores organizacionais. Conheço bem ambas. Uma delas porque dirigi uma organização educacional que conquistou, pelo Great Place to Work, a premiação de ser a melhor instituição educacional para se trabalhar, por alguns anos consecutivos, no estado de Pernambuco, no Brasil e na América Latina. Em relação a T4 Education, como embaixador da organização há cerca de dois anos, participo das premiações. As escolas participantes do processo de seleção recebem insights e referências de melhores práticas globais.

Essa iniciativa inspirou a criação do World's Best School Prize. Essa premiação é muito importante por três razões: 1) Cria um processo de autorreflexão nas escolas que participam e ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades valiosas; 2) Cria catálogos de escolas que estão desenvolvendo práticas inovadoras em domínios que se alinham com o propósito de "tornar o mundo melhor"; 3) As categorias dos prêmios são todas muito abrangentes. Todas começam com as perguntas: O que significa ser a melhor? Para que fim?

Os cinco Prêmios de Melhor Escola do Mundo são para Colaboração comunitária, Ação ambiental, Inovação, Superação de adversidade e Apoio a vidas saudáveis. Em 2023, a SPARK Soweto, um jardim de infância e escola primária independente, parcialmente financiada pelo governo, em Joanesburgo, África do Sul, conquistou a premiação de "Colaboração comunitária". "Ação ambiental" ficou com a Institución Educativa Municipal Montessori, uma escola primária e secundária do governo, em Pitalito, Huila, Colômbia. A Riverside School, uma escola internacional independente em Ahmedabad, Gujarat, Índia, ganhou o prêmio de "Inovação". "Superar a adversidade" foi conquistada pela Max Rayne Hand in Hand Jerusalem School. "Apoiar Vidas saudáveis" ficou com a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, escola secundária do governo em Carnaubal, Ceará, Brasil. Além desses prêmios, um novo Prêmio de Escolha Comunitária foi entregue a Escola Municipal Professor Edson Pisani no Brasil. Entre as premiadas, duas escolas brasileiras, comprovando que com dedicação, responsabilidade e comprometimento é possível melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Os prêmios das melhores escolas do mundo oferecem uma oportunidade extraordinária para compararmos o que as escolas ao redor do mundo estão fazendo para tornar suas escolas mais relevantes para atender às necessidades do mundo e aprender com essas referências. Pode-se dizer que essa premiação se inspirou na iniciativa de Marc Antoine Julliane, considerado o "Pai da educação comparativa", que no século XVIII documentou inovações educacionais em livros, com o objetivo de estimular grandes líderes políticos, entre outros, Thomas Jefferson e Napoleão, a aprender sobre melhores práticas e propagá-las. Julliane criou também instituições para ajudar crianças marginalizadas, a maioria delas órfãs de guerrra, a desenvolver uma gama de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e profissionais.

Repercutir essas premiações das escolas brasileiras nos traz expectativas que as iniciativas da T4 Education motivem líderes políticos e educacionais a desenvolverem e implantarem modelos educacionais inovadores, ouvindo os professores que estão no coração da educação. Assim, será possível construir o mundo que queremos ver.

 Eduardo Carvalho, autor do livro Global Changemaker

 

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