Opinião

Astrologia dialética

Estou adotando o velho e seguro horóscopo para definir os rumos de minha vida e das decisões a tomar

Imagem do autor
Cadastrado por

FLÁVIO BRAYNER

Publicado em 25/12/2023 às 20:19 | Atualizado em 25/12/2023 às 20:20
Notícia
X

Como a razão ocidental (calculabilista e instrumental)agora é objeto da críticavinda das “epistemologias do sul”, resolvi pensar em outras formas mais simples de conduzir minhas escolhas: estou adotando o velho e seguro horóscopo para definir os rumos de minha vida e das decisões a tomar: chega de “cartesianismo linear”, esse mesmo que criou a “subjetividade solipsista” e a “dúvida hiperbólica” (nem me pergunte, leitor, que não faço a menor ideia do que sejam!). Não conheço nenhuma sociedade ou cultura que tenham sido destruídas pela conjunção de Vênus com Saturno, ao contrário da Razão Ocidental “hegemônica”, “eurocêntrica”, “branca” e “colonial”! A culpa, claro, é de Descartes que, se tivessse juízo, teria vindo pra Paranabuco com Maurício de Nassau.

Não apenas sigo as instruções e orientações valiosíssimas do horóscopo desse JC, como decidi, modestamente, elaborar o meu. Afinal, se tem algo que a razão ocidental me ensinou foi um negócio chamado “autonomia”, o “dar-se a própria norma”, mas, claro, numa “perspectiva decolonial” e “emancipatória”. Estou, na verdade, dando os primeiros passos na construção de uma disciplina acadêmica que reunirá epistemologias plurais: trata-se da ASTROLOGIA DIALÉTICA, que reúne as contribuições de Karl Marx e de Omar Cardozo: a Lei da Contradição entre Forças Produtivas e Relações de Produção com a Ciência do Movimento dos Astros.

Sigam-me:

ÁRIES: hoje é um dia de grande conquista e sucesso na vida amorosa, e você deve ligar ou mandar mensagem para alguém do signo de Touro. Felicidade à vista neste próximo ano.

TOURO: hoje é um dia para ter cuidado nas suas relações: não atenda telefonemas nem abra mensagens, sobretudo aquelas vindas de pessoas do signo de Áries. Todo cuidado é pouco!

GÊMEOS: dia de amplas conquistas profissionais e financeiras, especialmente para os entregadores ciclísticos ou motoristas de aplicativo. Se sua carteira de trabalho ainda não foi assinada, não se preocupe: você continuará sem registro profissional, mas fez o upgrade para “empreendedor” ou “MEI”, com um amplo horizonte à sua frente. Não desista.

CÂNCER: você pertence a um signo que age silenciosamente, às escondidas. Até não ter mais jeito! Em 2024, se você for do gênero cismasculino binário (ou outro qualquer), faça exames preventivos, sobretudo o de próstata. Mas evite proctologistas do signo de Escorpião: eles acham sempre que no ..dos outros é refresco!

LEÃO: neste próximo ano você deve pensar fora da caixinha, quebrar paradigmas, ser um ponto fora da curva, fazer a diferença: superação e resiliência são seu motivos. Não seja um Leão, aja como um! Se tudo der certo, neste próximo ano faça concurso para um Centro de Educação (e não deixe de falar de “pedagogias emancipatórias”). Boa sorte!

VIRGEM: você é um espírito “preservacionista”. Regido por Vênus, você se debate em contradições: Vênus quer amar, mas Virgem quer... preservar! Num tempo como o nosso, de múltiplas sexualidades e de experimentalismo heteronormativo- e com os Touros soltos por aí!- continuar Virgem é uma façanha. Ou um suplício! Em 2024, coisas muito boas te esperam, inclusive a mudança de signo. Que a Virgem Maria te proteja!

LIBRA: o Ano Novo que inicia trará pra você muitos sucessos e fracassos, coisas boas e ruins, altos e baixos, encontros e desencontros, amores e desamores. Ou seja: não vai acontecer nada que já não tenha acontecido nos anos anteriores. O importante é você continuar acreditando que um “novo ciclo se inicia”. Bom Ano Novo.

ESCORPIÃO:a conjunção de Marte com Saturno trará pra você uma nova compreensão do mundo e de você mesmo: você reconhecerá, finalmente, o valor intelectual e moral de Eduardo Bolsonaro, Olavo de Carvalho e de Tião Motorista. Tenha cuidado com príncipes sauditas e com relógios Rolex. Dias felizes estão à sua frente.

SAGITÁRIO: você não é quem pensa ser, muito menos o que diz ser para os outros. Aliás, os outros também não são o que você pensa deles, nem eles são o que dizem ser. Mas este autoengano generalizado é o que faz nossa vida social, e isso que eu estou dizendo pra você também não faz nenhum sentido. Seja polilógico, heterotópico, proativo,disruptivo. E continue acreditando em Horóscopo.

CAPRICÓRNIO: sua tendência à depressão, ansiedade e irritação pode ser sanada com o uso contínuo do Smartphone: uma olhada ao acordar, outra antes e depois das refeições,outra antes de dormir e várias vezes durante esses intervalos. Entre nas redes sociais, faça muitos amigos, siga um “influencer”: uma nova luz se abrirá e você sairá daquele estado depressivo. Quanto mais amigos virtuais, menos amigos reais. Que alívio!

PEIXES: a maré não está pra Peixes! Tenha cuidado com as iscas que serão lançadas pelo marketing, publicidade, propaganda. Não abra seu celular, não veja televisão, não leia as mensagens, cancele o Whatzapp, o X, o Facebook, o Instagran, o Telegram... Você terá diante de si uma vida realmente “social”. O danado vai ser convencer os outros disso. Insista!

(E desejo um Ano Novo mais suportável para todos os meus leitores e leitoras!)

Flávio Brayner, fundador da Astrologia Dialética

Tags

Autor