OPINIÃO

Próspero e Feliz Ano Novo

Sejamos agentes transformadores locais e globais, contribuindo para um mundo mais compassivo, pacífico, inclusivo, sustentável.Saudemos o novo ano com coragem e vontade de ver o país próspero, contagiando positivamente o mundo e nosso povo feliz vivendo nele.

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 29/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 29/12/2023 às 9:19
Notícia
X

Celebra-se o "Réveillon" no último dia do ano. A palavra faz referência ao verbo francês Réveiller, que significa despertar, acordar, reanimar. Livrar-se de fardos: medos, pessimismos, cóleras. Enfim, emoções negativas que prejudicam o bem-estar pessoal. As pessoas cumprem vários rituais para que a prosperidade e felicidade se tornem realidade. Usam roupa branca, comem sete sementes de romã e/ou lentilhas, pulam ondas do mar, soltam fogos e brindam o momento com champanhe. Refletem sobre os fatos que ocorreram no ano, elaboram listas do que pretendem conquistar no novo ciclo. Fazem exercício de auto-consciência sobre as decisões e ações realizadas. Comprometem-se em se empenhar para que o próximo ciclo anual seja virtuoso para si, para a sociedade em que vive e para o mundo. Celebra-se esse momento, desejando a todos do convívio, Próspero e Feliz Ano Novo. É uma expressão de esperança e otimismo para o futuro. Para ser autêntico precisa ser respaldado pela compreensão dos significados de prosperidade, de felicidade.

A prosperidade é muito mais do que riqueza econômica e abundância de bens materiais. Acontece quando todas as pessoas têm a oportunidade de florescer física, psicológica e socialmente. É sustentada por uma sociedade inclusiva, com um contrato social que protege as liberdades fundamentais e a segurança de cada indivíduo. Precisa ser impulsionada por uma economia aberta que aproveita ideias e talentos criando caminhos sustentáveis para sair da pobreza. E é construída por pessoas empoderadas, que contribuem e fazem sua parte na criação de uma sociedade que promova o bem-estar.

A verdadeira prosperidade provém do esforço no cumprimento do dever de uma vida produtiva, pelas referências de valores e de conduta sobre as quais uma pessoa realiza as suas atividades, que resultam numa sensação de alegria, êxito, paz interior. A vida é leve, fluída. É inspirada por atos de generosidade e gratidão. É amiga da harmonia, da beleza, da afeição, da humildade. Uma prática de valores requer um indivíduo consciente, comprometido em construir um legado, com princípios de dignidade que orientem o seu comportamento e suas decisões.

Numa sociedade próspera, todos recebem educação de alta qualidade, vivem em paz, livres de violência e corrupção, com acesso a ecossistemas eficazes e liberdade de expressão responsável; cuidam de sua saúde física e mental; a dignidade de cada um é respeitada; a justiça é justa e igual para todos; os valores são cultivados nas famílias e nas organizações, construindo laços de confiança para a sociedade florescer. Além disso, instituições e governantes agem com integridade; os direitos de propriedade são protegidos, para que o investimento possa fluir, com regulação empresarial que incentiva o empreendedorismo e a inovação; as políticas fiscal e monetária promovem emprego, produtividade e crescimento econômico sustentado, onde todos são capazes de construir uma vida sem pobreza, com infraestrutura de qualidade e meio-ambiente cuidado responsavelmente, como um legado para as gerações presentes e futuras.

Essa prosperidade traz felicidade. Um sentimento que proporciona sensação de bem-estar físico, mental e espiritual. Espelha o olhar que temos sobre a nossa situação e ecossistema que vivemos. É a satisfação que sentimos com o que temos e somos, seja nas boas relações que criamos e cultivamos, na consciência dos nossos valores e comprometimento com o bem comum.

O que temos feito para vivermos num país próspero, onde a felicidade esteja presente na vida de seu povo? O que podemos fazer mais para que isso aconteça? Como promover a felicidade de usufruir de segurança para ir e vir, com moradia, trabalho e saúde dignos, com educação que promova ascensão social e justiça igual para todos?

Vamos transformar a realidade assumindo o compromisso com nós mesmos que cada dia desse novo ano seja uma oportunidade para aprender, crescer e semear positividade. E que cada um de nós, no nosso círculo de influência, se empenhe em fazer a diferença, seja por meio de pequenos atos de bondade ou outros sentimentos positivos, no seu cotidiano ou se envolvendo em projetos maiores que promovam iniciativas educacionais, empresariais, políticas, ambientais, sociais. Sejamos agentes transformadores locais e globais, contribuindo para um mundo mais compassivo, pacífico, inclusivo, sustentável.

Saudemos o novo ano com coragem e vontade de ver o país próspero, contagiando positivamente o mundo e nosso povo feliz vivendo nele.

Eduardo Carvalho, Autor do livro Agente Transformador

 

Tags

Autor