OPINIÃO

Energia positiva neste Ano Novo

O homem é um nostálgico de Deus, mesmo que ateu ou agnóstico, ele sente a ausência de um ser supremo. Nisso reside a sua solidão. Muitos são os que esquecem, inclusive, o sentido temporário desta vida.

Imagem do autor
Cadastrado por

ROBERTO PEREIRA

Publicado em 02/01/2024 às 0:00 | Atualizado em 03/01/2024 às 10:30
Notícia
X

Todavia, - todavia -, o homem se acostuma a tudo, decorrendo, daí, a sua conformação, apesar de sua incompletude e de sua nostalgia. Segundo o poeta Vicente de Carvalho, "a felicidade existe, sim / está apenas onde nós a pomos / mas nunca a pomos / onde nós estamos."

Aqui, com nitidez, suscita, no autor e no leitor (suponho), o condão da energia positiva ao se fazer motivacional se soubermos trazer, cada qual para si, o direito de ser feliz.

A felicidade é um estado de espírito. Perene não é, mas a busca dos instantes de êxtase aumenta o prazer da vida, da alegria, do contentamento, da paz.

Procurar o cometimento da vida é a incessante busca do ser humano, que não pode hesitar em ser humano diante das intempéries do tempo.

Costumo dizer: somos apenas enquanto estamos e estamos, para um dia sermos. Eis o provisório de nossa existência, o de sermos enquanto estivermos, para um dia encontrarmos a perenidade no eterno.

A cada ente, homem ou mulher, que valha a geologia fazendo prospecções nas camadas subterrâneas da alma, sempre tomadas pelos enigmas indecifráveis e que dão o toque misterioso da vida.

É nesse toque misterioso da vida que ecoam os clarins de uma aurora q nasce com magia e alegria. Este o encontro da pessoa consigo mesma. A volta completa no mundo, leitor, é a menor distância entre você e você mesmo. Você sai um e, na volta, encontra um outro eu, revigorado, refeito, pronto para novos embates.

Esperançar é acreditar, a magia da crença, o milagre da fé!

Foco é fundamental na vida e na profissão de qualquer pessoa. Tem razão o filósofo Sêneca, quando afirmou: "Quando não se sabe para que ponto estamos indo, não existe vento a favor."

O mesmo, em outras palavras, o que Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire a Alice: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve."

Andar a ermo é perder o prumo e o rumo. Daí a imperiosa necessidade de se ter foco. Planejamento é pensar o futuro, palmilhando, no papel, o caminhar, imaginando-o entre variáveis as mais diversas.

Varáveis controláveis, umas; incontroláveis, outras. Estas e aquelas, contudo, num exercício de previsibilidade.

O que dizer de Leigh (James Henry) Hunt, ensaísta inglês, quando asseverou:

"Existem dois mundos: o mundo que podemos medir com régua e compasso e o que sentimos com nosso coração e imaginação."

Com régua e compasso, transferidor, medimos as suas dimensões, os seus quadrantes, os seus ângulos e vértices, longitudes e altitudes, mares e rios, oceanos, montes e morros, muros e elevações, íngremes ou pouco inclinadas, aclives e declives, becos e ruas, avenidas, casebres, casas, casarões e casarios, prédios, o mundo real, factível, onde está o planeta Terra e a cosmovisão atribuída a um Ser superior, que atende pelo nome de Deus.

Se trabalharmos a energia positiva, conceito aqui apregoado, iremos incorporar o otimismo. O otimista pode até errar, mas o pessimista já começa errando, segundo Juscelino Kubitschek, quando, em vida, foi a expressão humana da crença e do entusiasmo.

Juscelino, na Presidência do Brasil, fez do otimismo o seu instrumento de trabalho, de liderança junto aos seus comandados, inclusive perante o povo brasileiro. Começou, à Oscar Wilde, a habitar o futuro antes mesmo de acontecer. Um visionário, portanto!

Quanto à fixação do que vem a ser o otimista ou o pessimista, há controvérsias. Ariano Suassuna, escritor, dramaturgo, tem uma outra visão do que vem a ser um e outro, haja vista o que ele disse:

"O otimista é um tolo.

O pessimista, um chato.

Bom mesmo é ser

Um realista esperançoso."

Realista esperançoso, eis, com certeza, a geratriz da energia positiva!

À reflexão o que nos disse Peter Ellyard: "Se você não viver no futuro hoje, viverá no passado amanhã."

Deduz-se que o futuro é agora e tem pressa, porque os dias galopam e a tecnologia vem apressando as horas, minuto por minuto.

Ao invés do eu-eu, egoístico, defendo o eu-nós, pluralístico, gerador de energia positiva e de eflúvios aos seres humanos no derredor de cada qual.

Que Deus nos conceda, leitoras e leitores, energia positiva, harmonia, saúde e paz! E que a voracidade do tempo não seja a desumana ansiedade. Que, em 2024, haja Deus e fé no caminhar das nossas vidas!

Roberto Pereira, ex-secretário de Educação e Cultura de Pernambuco e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo (Abevt).

 

Tags

Autor