OPINIÃO

Cultivemos árvores de virtudes

Vamos nos comprometer em escolher e semear boas sementes. Assim, poderemos cultivar nossa árvore de virtudes, de onde brotarão virtuosas flores e frutos, nos proporcionando prosperidade e para o mundo.

Imagem do autor
Cadastrado por

EDUARDO CARVALHO

Publicado em 12/01/2024 às 0:00 | Atualizado em 18/01/2024 às 11:41
Notícia
X

Aprendendo com a natureza, para uma árvore dá bons frutos precisa de solo fértil, boa semente e clima adequado. Requer atenção, continuamente, sobre o que as raízes estão absorvendo. A colheita de hoje é o resultado do plantio e cultivo feitos. É a Lei de Causa e Efeito. Assim, a vida humana precisa ser nutrida por valores: ética, resiliência, amor, paz, humildade, dignidade, empatia, compaixão respeito, disciplina, coragem, solidariedade, generosidade, bondade, autenticidade, justiça, honestidade, integridade, responsabilidade e gratidão. Valores germinarão virtudes, se alinhados com o propósito de vida de cada pessoa. As virtudes serão cultivadas se houver comprometimento com a prática do bem comum. Uma árvore de virtudes - arbor virtutum é uma metáfora que reflete o propósito de nutrir qualidades positivas em nossa vida.

A virtude é um dos temas da "Ética a Nicômaco" - principal tratado de ética escrito por Aristóteles (384-322 A.C). A palavra deriva do termo grego aretê e se refere ao conceito de excelência. A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações. A ação virtuosa é relacionada com o domínio dos impulsos e desejos egoístas. A consciência é o grande juiz. Uma pessoa consciente percebe melhor o que está no entorno, entende a situação, visualiza um maior número de possibilidades para atingir o objetivo, avalia as razões para decidir, e decide de forma coerente com valores para o seu bem e o bem comum, tornando esse processo um hábito.

Os hábitos são criados através do processo de socialização, iniciando-se na família. Pais, avós, padrinhos são referências para as crianças. E continua na escola, que deve ser bem escolhida para que a criança continue evoluindo no processo virtuoso. A convivência com agentes virtuosos constitui o melhor meio de aprendizado. Desenvolver virtudes é capacitar-se para pensar, sentir e agir para o bem, o belo, a felicidade. Tornar-se virtuoso exige prática. O conjunto de virtudes de um indivíduo compõe a sua essência e forma o seu caráter.

Cada virtude é comparada a uma flor ou um fruto que contribui para a beleza e plenitude da árvore da vida. No solo fértil da consciência, plantamos e cuidamos das sementes que desejamos ver florescer. A resiliência, as raízes fortes e profundas, nos dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. A compaixão, os galhos estendidos, oferece abrigo e apoio aos que estão no nosso convívio. A honestidade, o tronco robusto, sustenta a árvore, mantendo-a íntegra e forte.

À medida que a árvore de virtudes cresce, produz flores de gratidão, cujo aroma purifica o ar ao nosso redor. Os frutos da generosidade pendem dos ramos, maduros e prontos para serem compartilhados com os outros. A moderação impede que a árvore se curve sob o peso de excessos e extremos.

Como a natureza, a árvore de virtudes passa também por estações No inverno da adversidade, suas folhas podem cair, mas suas raízes continuam a se fortalecer, preparando-se para a renovação na primavera. Cada estação proporciona lições valiosas. A árvore com sabedoria, aceita-as como oportunidade de crescimento para brotar melhores frutos.

Ao som da brisa suave da autenticidade, as folhas da árvore de virtudes sussurram ensinamentos atemporais. São lembretes de que, assim como cuidamos de uma árvore para que cresça saudável, devemos nutrir e cuidar de nossas virtudes para que possam florescer em sua plenitude.

Em um mundo de adversidades e incertezas, a árvore de virtudes é um farol de esperança, lembrando-nos de que, mesmo diante das tempestades da vida, podemos cultivar um jardim interno de virtudes que nos sustentará e florescerá ao longo do tempo. Portanto, vamos regar nossas virtudes, as virtudes das crianças e dos jovens com a água da boa reflexão, expor nossas folhas ao sol da gratidão e permitir que as raízes da resiliência se aprofundem. Assim, veremos crescer uma magnífica árvore de virtudes.

Vamos nos comprometer em escolher e semear boas sementes. Assim, poderemos cultivar nossa árvore de virtudes, de onde brotarão virtuosas flores e frutos, nos proporcionando prosperidade e para o mundo.

 Eduardo Carvalho, autor do livro Agente Transformador

 

Tags

Autor