OPINIÃO

Arquitetura e Urbanismo: perto de todos para garantir presente e futuro

Em tempos modernos, é com a Arquitetura e Urbanismo que conseguimos avançar em questões relacionadas à habitação, meio ambiente, planejamento urbano das cidades, entre tantos outros pontos

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/01/2024 às 0:00 | Atualizado em 18/01/2024 às 11:44
Notícia
X

A história da humanidade tem diversas fases, com o homem em evolução contínua, buscando novos conhecimentos. Uma trajetória marcada por ciclos, mas que sempre teve a força da Arquitetura como elemento essencial para o desenvolvimento.

Em tempos modernos, é com a Arquitetura e Urbanismo que conseguimos avançar em questões relacionadas à habitação, meio ambiente, planejamento urbano das cidades, entre tantos outros pontos que contribuem para uma vida com mais qualidade.

Por suas características, as diversas atividades que envolvem a Arquitetura e Urbanismo exigem uma rigorosa qualificação, iniciada com formação acadêmica adequada e qualificações continuadas. O exercício profissional diário deve seguir normas técnicas e observar os preceitos éticos que regem a profissão.

Para garantir que as regras sejam cotidianamente cumpridas, em 2010 foi criado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), com suas unidades estaduais. As estruturas dos conselhos profissionais, surgidos na década de 1950, servem para apoiar o setor público no processo de regulamentação das profissões, disciplinando, orientando e fiscalizando.

Pernambuco passa, a partir deste ano, a ter dois novos representantes no CAU/BR, dando sequência ao trabalho realizado pelos seis anteriores, que atuaram desde a instalação do Conselho no Estado, em 2012.

Para além das suas obrigações legais, cabe aos conselheiros trabalhar incansavelmente para a valorização do profissional, buscando novas oportunidades para que Arquitetos e Urbanistas possam realizar suas atividades da melhor forma possível.

Também cabe aos conselheiros, um olhar direcionado à sociedade para que se consiga atingir as metas previstas Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São ações globais para alcançarmos a redução das desigualdades sociais e econômicas, proteção do meio ambiente, prosperidade para todos.

Nesse desafio, sabemos da responsabilidade do Arquiteto e Urbanista e, por isso, estamos ao lado desses profissionais, para darem sua contribuição na construção de um presente justo e democrático, bem como de um futuro próspero.

Rafael Amaral Tenório, conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urabnismo do Brasil (CAU/BR)

 

Tags

Autor