OPINIÃO

Compliance sustenta a longevidade da empresa

A observância do compliance, por meio do cumprimento das regras e das boas práticas de conduta e de GC, proporcionam avaliação, controle e segurança, fatores essências para a manutenção da sustentabilidade e longevidade das empresas centenárias.

Imagem do autor
Cadastrado por

CLÁUDIO SÁ LEITÃO E LEONARDO BARBOSA

Publicado em 07/02/2024 às 0:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 9:49
Notícia
X

Os vários e recentes casos de corrupção nos negócios empresariais são evidencias claras da falta de regras, de boas práticas de conduta e de governança corporativa (GC). Um dos benefícios do compliance, das boas práticas de conduta e de GC é que as medidas de controles, como prevenção contra fraudes, lavagem de dinheiro, violações de privacidade, entre outras, proporcionam segurança e tranquilidade para a tomada de decisões, por estar em conformidade com as leis e normas vigentes.

Isso permite que as empresas se concentrem em seus principais negócios. Embora as empresas centenárias brasileiras tenham políticas de boas práticas de conduta e GC em vigor, é possível que algumas delas tenham se desviado do caminho em algum momento do passado.

Acreditamos que as empresas podem ter sofrido as consequências de seus erros lá atrás e, agora, estão se esforçando para evitar futuros deslizes. Muitas empresas nacionais ao contratarem novos funcionários fornecem um código de conduta na data da admissão. Além disso, proporcionam cursos internos sobre o tema, que são realizados periodicamente. Essa política é a base para a perpetuação do negócio, mas não basta só ter políticas de boas práticas de conduta e de GC.

É preciso atualizar as políticas e fazer um mapeamento e gerenciamento de riscos, monitoramento das ações e uma organização da tomada de decisões compartilhadas. Com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), o uso de informações ganhou espaço no compliance, ao lado de outros temas em alta nas últimas décadas, como cuidado com o meio-ambiente, respeito a diversidade e combate ao assédio sexual. Implantar uma cultura consistente de compliance, envolvendo hierarquicamente todos os níveis da organização, ajuda a atrair e reter talentos. As novas gerações desejam, preferem e querem trabalhar em empresas responsáveis e com um bom sistema de compliance.

O relacionamento com terceiros é uma área de grande risco para as empresas e, por isto, tem ganho cada vez mais relevância. Atualmente se um parceiro de uma empresa (cliente ou fornecedor) faz algo errado , pode afetar, também, a contratante e/ou a contratada. A melhora da reputação é vista como a maior recompensa pela adoção de um sistema de compliance. Contudo, os benefícios do compliance ainda incluem uma melhor segurança jurídica, redução de custos de multas, penalidades e perdas financeiras e uma maior competitividade e eficiência operacional.

Além disso, o compliance também contribui para a construção de uma cultura ética. A observância do compliance, por meio do cumprimento das regras e das boas práticas de conduta e de GC, proporcionam avaliação, controle e segurança, fatores essências para a manutenção da sustentabilidade e longevidade das empresas centenárias.

Cláudio Sá Leitão e Léo Barbosa , conselheiros de empresas e sócio da Sá Leitão Auditores e Consultores

 

Tags

Autor