OPINIÃO

Tecnologia em sala de aula garante maior aprendizado, mas ainda é desafio

Escolas do Brasil ainda buscam agregar ferramentas tecnológicas nas atividades do dia a dia_

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HIAGO VERCINO

Publicado em 26/03/2024 às 0:00 | Atualizado em 26/03/2024 às 10:14
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Aulas mais dinâmicas, maior capacidade de aprendizado e aplicação de conteúdos são algumas das vantagens no uso de ferramentas tecnológicas nas salas de aula. Essa já é uma realidade, embora não seja acessível em todo o Brasil. As unidades de ensino no país apresentam muitas dificuldades relacionadas à aplicação da tecnologia e à conectividade.

De acordo com os dados apresentados no Censo Escolar 2023, 88,5% das escolas públicas tiveram acesso à internet em 2023. Enquanto isso, na rede privada, o número esteve na casa dos 98%.

O número de escolas com internet no Censo Escolar 2023, no entanto, não garante que elas usam a rede para a aprendizagem. Em 2023, o percentual de escolas com acesso para atividades pedagógicas foi de 79,8% no ensino médio e 60,6% no ensino fundamental. Na rede particular as proporções são de 86,4% e 73,3%, respectivamente.

Para a rede pública, há desafios como a indisponibilidade de recursos e infraestrutura para tornar o maior uso da tecnologia realidade. Mas no Brasil temos um cenário que nos traz alguma esperança a partir da experiência das unidades de ensino privadas. Os resultados são notórios no desenvolvimento de novas habilidades dos alunos e otimização das ferramentas utilizadas em sala de aula. Hoje já conseguimos ter essas atividades como um diferencial que promove o desenvolvimento dos alunos..

Segundo dados elencados pelo próprio Ministério da Educação (MEC), no sétimo estudo global sobre o uso da tecnologia na educação, a cada 10 centros educacionais, seis utilizam, de algum modo, a tecnologia nas salas de aula, mas ainda de forma limitada devido a condições adversas.

O questionário aplicado pelo MEC foi respondido por 43 mil professores responderam ao questionário da pesquisa do MEC de maneira voluntária, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e a maioria deles (83%) relatou usar algum tipo de material digital nas aulas. 80% deles também acreditam que a tecnologia melhora a motivação dos estudantes, pois torna os conteúdos mais atraentes com seus recursos dinâmicos e interativos.

O processo educativo, por meio do uso de tecnologias, torna-se mais significativo. Os alunos tomam decisões, são desafiados e aplicam de novas formas os conhecimentos já adquiridos, além de buscar novas aprendizagens. Os professores também se desafiam a estarem inseridos num novo ambiente, com uso ativo de tecnologias que são necessárias não só no ambiente escolar.

A pesquisa também revelou que a cada 10 centros educacionais, seis utilizam tecnologia dentro de sala de aula, mas 73% dos docentes consideram que o principal desafio ao uso da tecnologia na sala de aula é a falta de dispositivos suficientes.

É preciso que os governantes entendam que o uso da tecnologia ajuda a combater uma série de problemas dentro das escolas brasileiras. São essas ferramentas que dinamizam as aulas, estimulam os alunos a expandir as fronteiras de conhecimento e também a se concentrarem na aplicação dos conteúdos.

O país pode e precisa virar o jogo em relação a isso. O uso de ferramentas tecnológicas, por exemplo, gera motivação constante aos estudantes, estímulos à criatividade e, consequentemente, maior interesse dos alunos pelas atividades em sala de aula.

Hiago Vercino , CEO do grupo Blue Educação

 

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