OPINIÃO

Prêmio INNOVARE, a OAB Pernambuco estará presente!

A advocacia, indispensável hoje, será imprescindível também amanhã. Uma profissão eternamente renovada e que jamais envelhece!

Imagem do autor
Cadastrado por

FERNANDO J. RIBEIRO LINS

Publicado em 15/04/2024 às 0:00 | Atualizado em 15/04/2024 às 10:50
Notícia

Em um mundo onde as transformações sociais e profissionais acontecem à velocidade da luz, a OAB Pernambuco vem buscando se posicionar para além da sua função primordial de guardiã das prerrogativas e deveres da advocacia e defensora do Estado Democrático de Direito. Somos uma instituição parceira na jornada de cada advogado e advogada. Como na semana passada quando recepcionamos pessoalmente na OAB Pernambuco, junto com toda diretoria, mais de 300 novos colegas que estão ingressando na advocacia e, como faço questão de ressaltar nestes momentos, no tempo que recebi a minha carteira da Ordem o apoio da instituição não era tão amplo como ocorre nos dias atuais.

Não que os presidentes do passado ignorassem a demanda daqueles que, como eu, estavam apenas iniciando a jornada. Ali a conjuntura era absolutamente outra. Foram necessários anos de muito trabalho e evolução de cada gestão para que hoje pudéssemos ter uma OAB Pernambuco mais presente no dia a dia de toda a advocacia. Passando a ser, na prática, uma verdadeira parceira! E não é figura de linguagem: ali mesmo, no dia em que os bacharéis prestam seu juramento, escaneando um QR Code, já se tem acesso a um mundo de serviços da OAB-PE, da Caixa de Assistência dos Advogados - CAAPE, e da Escola da Advocacia - ESA-PE. É fundamental que todas instituições que integrem o sistema OAB caminhem adaptando-se continuamente às novas dinâmicas e exigências do mercado. E esta parceria é importante para garantir que a advocacia não só siga em frente, mas prospere frente aos desafios do século XXI.

De estacionamento gratuito a espaços de coworking, de acesso ilimitado à internet a um vasto leque de convênios com descontos significativos, a OAB-PE está intrinsecamente presente no cotidiano da advocacia pernambucana. Orgulho-me especialmente de uma das nossas iniciativas mais impactantes: o Banco de Talentos. Lançado em meu primeiro ano de gestão, a plataforma, pioneira no Brasil, estabelece uma conexão direta entre advogadas e advogados autônomos e os escritórios de advocacia. Por um lado, oferece um cadastro dos profissionais em busca de oportunidades no mercado; por outro, disponibiliza uma lista de vagas abertas por escritórios à procura de novos talentos. Tanto para os profissionais quanto para os escritórios, o acesso à plataforma é completamente gratuito, reafirmando nosso compromisso em facilitar e enriquecer o ecossistema advocatício.

Além disso, integrada à nossa plataforma, opera a Advocacia Correspondente, um recurso indispensável, especialmente valorizado por aqueles que exercem sua profissão no interior de Pernambuco. Através desta funcionalidade, empresas, pessoas físicas ou outros escritórios de qualquer parte do mundo, podem acessar nossa base de dados e contratar profissionais qualificados em todos os municípios pernambucanos, prontos para, mediante o pagamento de honorários dignos, atender às mais diversas demandas jurídicas. Essa intermediação é realizada sem qualquer cobrança pela OAB Pernambuco, beneficiando tanto os advogados e advogadas, que ampliam seu alcance de trabalho, quanto os solicitantes, que encontram assistência jurídica qualificada rapidamente. O sucesso da iniciativa é tão expressivo que a estrutura do nosso Banco de Talentos já foi adotada por seccionais da OAB em estados como Sergipe, Mato Grosso, Alagoas e Goiás, demonstrando a eficácia e o impacto positivo de nossas soluções.

Na última semana, tive a satisfação de receber o consultor do Prêmio Innovare, que agora celebra sua 21ª edição. Este prêmio é dedicado a identificar, valorizar e difundir práticas jurídicas inovadoras que contribuem significativamente para a evolução do sistema judicial brasileiro. Desde a sua criação, o Prêmio Innovare já reconheceu 284 iniciativas com prêmios e menções honrosas. Com grande entusiasmo, nossa Ordem submeteu o Banco de Talentos para concorrer a este prestigioso reconhecimento. A possibilidade de participar desse processo já é um testemunho do nosso compromisso e sucesso. Ter o Banco de Talentos como candidato ao Prêmio Innovare é um marco significativo na trajetória da nossa gestão, destacando o papel fundamental do trabalho pelo fortalecimento da advocacia.

A inovação é uma marca da OAB-PE, uma instituição que se destaca por seu pioneirismo. Já marcamos presença no Prêmio Innovare com iniciativas como o projeto "Pacificação de conflitos em órgãos de classe", no ano de 2015, sob a presidência de Pedro Henrique Alves, e, em 2016, sob a gestão de Ronnie Duarte, nos destacamos com o trabalho da Comissão de Combate à Precarização das Relações de Trabalho, que avançou até as etapas finais do prêmio em Pernambuco. Nossa atual administração honra esse legado com um compromisso contínuo de inovar, investir em tecnologia e aprimorar nossos serviços.

Orgulhamo-nos do nosso passado e trabalhamos incansavelmente para garantir que o presente seja robusto e promissor para todos colegas advogados e advogadas. Acima de tudo, estamos inovando sempre em direção a uma advocacia ainda mais grandiosa, participativa e plural. A advocacia, indispensável hoje, será imprescindível também amanhã. Uma profissão eternamente renovada e que jamais envelhece!

Fernando J. Ribeiro Lins, advogado e presidente da OAB Pernambuco

 

Tags

Autor