Ginásio Pernambucano: transformando vidas através da educação

Foi na segunda gestão do governador Jarbas Vasconcelos (2003-2006) que surgiu a ideia de criar uma escola com modelo então inovador....

Publicado em 21/07/2024 às 0:00 | Atualizado em 21/07/2024 às 8:53

É com muito orgulho que celebramos neste 2024 os 20 anos do Ginásio Pernambucano como escola integral de ensino médio, hoje uma das mais disputadas da rede pública estadual. Um colégio que virou referência, que foi o pontapé de uma grande mudança na educação de Pernambuco, cujo modelo tornou-se política pública nacional.

A escola da Rua da Aurora - Centro do Recife - é o colégio mais antigo em atividade no Brasil. Inicialmente chamado Liceu Provincial de Pernambuco, recebeu o nome de Ginásio Pernambucano em maio de 1855, portanto 169 anos atrás. Mas começou a funcionar bem antes, em 1825. Nele estudaram personalidades como os escritores Clarice Lispector e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado e o ex-presidente da República Epitácio Pessoa.

Foi na segunda gestão do governador Jarbas Vasconcelos (2003-2006) que a ideia de criar uma escola com modelo inovador, dando destaque ao protagonismo dos estudantes e seus projetos de vida, começou. Uma proposta do então presidente da Phillips, Marcos Magalhães, que lá estudou. E que foi abraçada pelo meu pai, se espalhando por todo o Estado.

Hoje, Pernambuco lidera o ranking nacional de alunos matriculados no ensino médio em tempo integral, de acordo com o Censo Escolar 2023 do Ministério da Educação (MEC). O Estado tem 66,8% dos estudantes da rede estadual em instituições de tempo integral. O índice pernambucano é o triplo do nacional.

No País, 21,9% dos que estudam no ensino médio da rede pública o fazem em tempo integral. Em julho do ano passado, o governo federal lançou o Programa Escola em Tempo Integral, com a meta de alcançar 3,2 milhões de matrículas até 2026 nestas unidades. Uma prova de que o modelo iniciado no Ginásio Pernambucano é importante para proporcionar mais qualidade no ensino e aprendizagem aos nossos jovens. Consequentemente ampliando as chances de um futuro promissor.

Enquanto o Brasil sofre com uma taxa de evasão preocupante no ensino médio - de 2020 a 2021, 7% dos alunos do 1º ano desistiram dos estudos (Censo do MEC), o Ginásio Pernambucano não vivencia essa realidade. Dificilmente um aluno abandona os estudos lá. Segundo a direção, os pedidos de transferência, quando acontecem, são motivados na maioria das vezes por mudança de endereço para outras cidades.

É louvável ainda o bom número de egressos do GP que conquistam vagas em faculdades e universidades para dar continuidade à formação no ensino superior. E alunos que se destacam, como Rafael Souza, que em 2022 passou em primeiro lugar em medicina entre os cotistas, na concorrida Universidade de São Paulo (USP). E recentemente o jovem Cláudio Vinícius, que se prepara para ano que vem cursar também medicina em uma universidade britânica.

Destaque ainda para as parcerias que a escola tem e que muito enriquecem o currículo dos jovens. O Ginásio Pernambucano é o único colégio do Estado que participa do Projeto Escolas: Parcerias Para o Futuro (PASCH), uma ação do Governo Alemão, desenvolvida pelo Instituto Goethe. Os alunos têm aula de alemão desde o 1º ano, como disciplina eletiva, ampliando seu repertório cultural.

Matriculado no 2º ano, Matheus de Almeida Cruz participa do projeto e foi selecionado para intercâmbio de um mês na Alemanha. Ele viajou mês passado, em junho, juntamente com outros 24 estudantes brasileiros. Um dos sonhos do adolescente, segundo reportagem da Secretaria Estadual de Educação, é tornar-se astrofísico. "Tenho planos de estudar astrofísica, e a Alemanha é um país onde existem instituições de estudo especializadas em física, que eu quero muito conhecer e frequentar um dia", afirmou o estudante.

É a partir de exemplos reais como o de Rafael, Cláudio e Matheus, que estudaram ou ocupam os assentos de aprendizados no Ginásio Pernambucano, que reforço a certeza de que os nossos jovens brasileiros precisam cada vez mais de boas oportunidades para, por meio da educação que recebem, conquistarem seus sonhos.

Jarbas Filho, deputado Estadual

 

Tags

Autor