Ser contador é gratificante
O contador é um profissional essencial para todas as entidades, pois ajuda a manter as atividades operacionais dentro das exigências legais
Ainda estudante de Economia, ingressei, no início da década de 1970, como trainee de auditoria no escritório da Boucinhas, Campos, Coopers & Lybrand (BCCL) no Rio de Janeiro. Incentivado pelos professores José da Costa Boucinhas e Eduardo Campos, da Universidade de São Paulo (USP), ingressei no curso de Ciências Contábeis. Tive o privilégio de conviver profissionalmente com excelentes contadores: Boucinhas (contabilidade), Campos (impostos) e Nilton Claro (auditoria).
Naquela época, liderado pelo professor Boucinhas e seus ex-alunos do Departamento de Contabilidade da USP, foi criado o livro Contabilidade Introdutória. Este livro ainda é considerado um best-seller, não só por aqueles que desejam seguir a carreira de contador, mas também por quem busca conhecimentos que facilitam o trabalho nas áreas de economia e administração. Também destaco na minha trajetória profissional o privilégio de ter atuado em periciais contábeis com o saudoso e renomado contador Antônio Lopes de Sá, autor de dezenas de livros e inúmeros artigos sobre contabilidade, auditoria e gestão empresarial.
Exercer a função de contador é uma profissão gratificante e valorizada. Como especialista em diversas áreas, sua rotina de trabalho envolve, entre outras atribuições, a apresentação de informações, cálculos, relatórios, demonstrativos, planilhas e apuração de tributos. Diante da complexidade do sistema tributário brasileiro, é necessário um profissional sempre atento às mudanças constantes, a fim de evitar que a entidade sofra penalizações por erros ou omissões.
Com as frequentes mudanças nas normas legais (contábeis, societárias e tributárias), não há nada mais gratificante do que contribuir para a continuidade e o crescimento das entidades, transformando informações e números em relatórios contábeis, financeiros e gerenciais, que atendem a todas as partes interessadas.
O contador desempenha um papel fundamental para a economia, enfrentando desafios diários na busca incansável pelo melhor. Por ser um profissional que lida com diversas questões administrativas, operacionais, financeiras, econômicas e patrimoniais das entidades, ele assume grande responsabilidade, tornando sua atuação sensível. Juntamente com a governança, ele assume a responsabilidade por atos dolosos ou culposos, sendo também responsável perante terceiros.
O contador é um profissional essencial para todas as entidades, pois ajuda a manter as atividades operacionais dentro das exigências legais. Além disso, pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias que visam reduzir os riscos e a carga tributária, prevenindo questionamentos com o fisco, relacionados a assuntos contábeis, societários e tributários.
Em suma, a relação do contador com a entidade é um compromisso e um comprometimento com o objetivo de adotar as melhores estratégias para a manutenção das atividades operacionais dentro da legislação, colaborando para o sucesso do empreendimento e o crescimento social e econômico do país. Por tudo isso, ser contador é gratificante. Dedico a essa profissão há mais de 50 anos, desenvolvendo atividades nas áreas de auditoria e consultoria empresarial, com muito trabalho, dedicação, prazer e ética na prestação de serviços de qualidade aos clientes da Sá Leitão.
Cláudio Sá Leitão – Conselheiro de Empresas e CEO da Sá Leitão Auditores e Consultores.