Ao longo de mais de um século, o desafio do jornalismo tem se tornado maior. Assim como a dedicação dos profissionais da imprensa, em registrar, apurar, escrever e editar notícias para sua publicação – ou publicização, com a divulgação dos fatos e das interpretações que os cercam. Se a maneira de apresentar a informação mudou bastante, com a evolução tecnológica permitindo a democratização da produção, distribuição e acesso, o compromisso ético para essas atividades precisa ser reforçado, numa época em que o oceano de dados disponível faz chegar ao conhecimento público ondas contínuas de desinformação e mentiras fabricadas com má-fé e objetivos perniciosos.
Ao chegar, hoje, aos 104 anos, o Jornal do Commercio reitera o compromisso firmado com os pernambucanos e todos os leitores, agora espalhados em qualquer parte do planeta, compromisso que se renova em busca da excelência do trabalho realizado com esmero, integridade e espírito crítico. O conteúdo jornalístico não deve cair na dicotomia entre audiência e relevância, sacrificando o conteúdo exposto em detrimento do volume de visualizações. Nosso algoritmo é a qualidade, e continuará sendo, no equilíbrio entre o que se mostra e a quantidade de acessos nas plataformas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), do qual faz parte este jornal.
Para tanto, não hesitamos em promover a digitalização do conteúdo, abrindo a informação ao público de modo gratuito e completo. A decisão pela gratuidade, aliás, incorpora à credibilidade jornalística conquistada desde o século passado, as facilidades tecnológicas de leitura, oferecendo notícias e análises confiáveis, cuja importância é redobrada num ambiente radicalizado e constantemente ameaçado e atacado pelas fake news.
As profundas adaptações por que passaram as redações de jornais durante esse período, em especial desde as últimas décadas do século 20, não alteraram a essência do fazer jornalístico: a comunicação de mensagens que reflitam o que ocorre no mundo real, sem distorções nem manipulações. A leitura de conteúdo jornalístico em telas digitais não pode ser confundida com a apreensão de falsidades que procuram manipular seus receptores, e induzir reações em redes que multiplicam o alcance das mentiras. Nesse sentido, o desafio atual é tornar o leitor capaz de discernir conteúdos maliciosos, evitando sua propagação, e dando o valor devido à informação por fontes jornalísticas reconhecidas.
“Olhamos para o futuro da comunicação com otimismo, aliando as tecnologias e a velocidade proporcionada para ser ainda mais útil para a sociedade nas suas novas demandas”, diz o presidente do SJCC, João Carlos Paes mendonça. Com 36 milhões de pageviews em dezembro do ano passado, o JC é um dos veículos mais acessados do país, e o primeiro site de conteúdo em audiência no Nordeste. A relevância segue sendo uma característica da informação contida em nossas páginas, com o acréscimo de
estratégia de comunicação que contempla a atração do público. Os valores que acompanham o jornalismo praticado em nossa história continuam sendo a base da cobertura do jornalismo digital.
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