Copa do Nordeste chega à final como modelo bem-sucedido
Quando Sport e Ceará entrarem em campo esta noite, a Lampions League mais uma vez irá dar provas da vitalidade do futebol nordestino
A paixão pelo futebol enfrenta, no mundo inteiro, o desafio de um calendário apertado, com as competições se sobrepondo e exigindo planejamento das organizações e dos clubes, além de preparo físico e mental dos atletas. No Brasil, os campeonatos estaduais encolheram para dar preferência às competições nacionais, mais viáveis economicamente para os quarenta melhores times, embora de maior custo em virtude das distâncias que precisam ser percorridas em jogos de clubes de diferentes regiões. Com a redução dos estaduais, abriu-se a oportunidade para a inserção de um campeonato de alto nível, com as melhores equipes de cada estado, apurando rivalidades esportivas de maneira saudável e movimentando a economia ligada ao futebol.
A Copa do Nordeste chega hoje à decisão de sua 20ª edição, na segunda semana de disputa do Brasileiro das séries A e B, como um modelo bem-sucedido, consolidado e já respeitado pelos clubes e festejado pelos torcedores. Quando Sport e Ceará entrarem em campo esta noite, na última partida do confronto final, a Lampions League – carinhoso apelido que faz referência à Champions League, da Europa – mais uma vez irá dar provas da vitalidade do futebol nordestino. Na história do campeonato, nove times foram campeões, dos quais Bahia e Vitória levantaram a taça quatro vezes. O Sport busca igualar essa marca, e o Ceará, caso se consagre vitorioso na Ilha do Retiro, será campeão pela terceira vez. O Santa Cruz ergueu o troféu em 2016.
O Nordestão é a copa regional de maior sucesso no Brasil, incentivando a competitividade e elevando o investimento dos clubes. Este ano, concentrada entre janeiro e o início de maio, foram 36 times em busca do título, com um valor total de cotas próximo de R$ 45 milhões, quase 70% a mais que na última edição. Também chamada de Copa dos Clássicos, pela quantidade de clássicos com grandes representantes do Nordeste. Como no ano passado, Pernambuco e Ceará levam times à partida final, mas em 2022 o confronto foi do Leão com o Fortaleza, e o time cearense levou a melhor.
Um esquema de segurança especial foi montado para garantir a tranquilidade de pernambucanos e cearenses, que tiveram 3 mil ingressos à disposição. A partida com o estádio lotado será transmitida – com exclusividade na TV aberta – pela TV Jornal, e também pela Rádio Jornal, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), que acreditou mais uma vez – a sexta consecutiva – no potencial do campeonato, proporcionando cobertura inesquecível para os aficionados do futebol e os torcedores pernambucanos.
Competição que se firma como tradicional, e vem ganhando o interesse comercial de patrocinadores, a Copa do Nordeste proporciona também um incremento no turismo que se vale dos fluxos de torcedores para as disputas. A valorização da prática esportiva preferida dos brasileiros encontrou na competição regional nordestina um encontro da paixão com o estímulo econômico, que atinge seu ápice quando a bola rolar, a partir das 21h30. Uma prova de que o calendário espremido não é empecilho para a realização de competições bem planejadas.