Novos voos para Pernambuco
Anúncio da ampliação do aeroporto no Agreste e sua ligação com grandes cidades do país é notícia esperada há anos no estado
A importância das cidades que aglutinam dinâmicas regionais ainda precisa contar, no Brasil, com logísticas adequadas que confirmem e impulsionem o seu desenvolvimento. Por coincidência, na mesma semana em que o governo de São Paulo promete a ligação ferroviária entre a capital daquele estado e Campinas, os pernambucanos recebem a boa notícia de conexões aéreas diretas entre Caruaru e o Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A assinatura da ordem de serviço para requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira se deu na sexta, em solenidade com a participação da governadora Raquel Lyra, do prefeito Rodrigo Pinheiro e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A presença das autoridades confere acertada dimensão à perspectiva econômica descortinada com o investimento previsto de R$ 140 milhões, a fim de possibilitar as novas rotas. Juntos, os três níveis de governo formam a parceria necessária para incrementar o turismo, encaixando Caruaru e região na malha de movimentados destinos – numa área de influência que se espalha a estados vizinhos, com benefícios estendidos no Nordeste. Na linha do horizonte, um novo terminal com 6 mil metros quadrados, pista de pouso e decolagem ampliada para mais de 2,2 quilômetros de extensão, construção de novas pistas secundárias e melhorias no terminal de cargas e na rede de iluminação, entre outros itens de requalificação.
A licitação deve sair até junho, e as obras serão entregues, segundo a governadora Raquel Lyra, em 2026. Como observou o ministro Silvio Costa Filho, a falta de um aeroporto em condições de receber esses voos vem permitindo a outros polos obterem vantagens competitivas, a exemplo de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Campina Grande, na Paraíba. Daqui a três anos, espera-se, Caruaru entra na rota, ampliando a oferta para quem chega e sai de Pernambuco. E abrindo oportunidades para a criação de postos de trabalho e a geração de negócios em todo o Agreste, na esteira do aumento do fluxo de passageiros.
O prefeito Rodrigo Pinheiro lembrou a relevância da conquista, que tem tudo para se tornar um marco histórico, no contexto da movimentação de turistas durante o São João, todos os anos. Sem dúvida, com o portal aéreo direto dos principais emissores do país, Caruaru terá a chance de ver crescer ainda mais a festa no calendário nacional, estimulando a economia no município e seu entorno.
A população caruaruense torce para celebrar logo, no cronograma previsto, a inauguração da ampliação do aeroporto. É de se imaginar que a obra, uma vez pronta, seja catalizadora de projetos que se atrelem ao turismo e aos serviços relacionados à cadeia turística, consolidando a cidade no mapa nordestino. Pernambuco precisa correr atrás do tempo perdido, turbinar o desenvolvimento e distribuir ganhos que representem mais qualidade de vida para os cidadãos.