DESSERVIÇO

Placas informativas de trânsito ultrapassadas

Sinalizações na Avenida Boa Viagem que apontam a Arena de Pernambuco, o Terminal Integrado de Passageiros e a Oficina Francisco Brennand estão obsoletas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/09/2023 às 5:04
Notícia
X

Perícia médica no Estado

Pense numa Via Crucis que é marcar agendamento para perícia médica no Estado. Estou afastada do trabalho há três semanas e não consigo agendamento. Os telefones disponíveis não funcionam. No site alegam falta de vagas. O trabalhador, como sempre, fica prejudicado.

Suzana Melo, por e-mail

Placas informativas de trânsito ultrapassadas

O que falta para o governo Estadual e a Prefeitura do Recife retirarem algumas placas da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife? As ultrapassadas sinalizações que apontam a Arena de Pernambuco, o Terminal Integrado de Passageiros e a Oficina Francisco Brennand para o bairro de Brasília Teimosa e segue pela Avenida Agamenon Magalhães, estão, hoje, na realidade obsoletas. Na realidade esses prédios estão a vários quilômetros de distância da orla. Além disso, os aplicativos de localização já indicam o trajeto mais curto e sem trânsito.

Maria José, por e-mail

MARIA JOSÉ / VOZ DO LEITOR
Placas informativas de trânsito ultrapassadas - MARIA JOSÉ / VOZ DO LEITOR
 

Febraban

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apoiada pelo Banco Central, ou vice-versa, quer retirar a opção do parcelamento sem juros das compras com cartão de crédito, para passar a aplicar, também a essas operações, os atuais quase 500% de juros que inflam a fatura dos inadimplentes. Absurdo!

Carlos Alberto, por e-mail

Corpo de Bombeiros

No último dia 30 de agosto paguei conta única de R$ 263,00 de taxa dos bombeiros. Após incêndio do Mercado da Encruzilhada e apesar de toda dinheirama (parece mal gerida) que entra para os bombeiros, chama atenção a dificuldade dessa corporação que combate as tragédias.

Douglas Lobato, por e-mail

Morreu o filho do herói

Dia 5 de setembro passado, em pleno Aeroporto de Orlando, na Flórida, prestes a embarcar no avião de volta ao Recife, Nelcy da Silva Campos Filho faleceu em decorrência de um infarte fulminante. Para quem não sabe, Nelcy era filho do nosso herói estadual, o prático da barra Nelcy da Silva Campos. No dia 15 de maio de 1985, o navio brasileiro Jatobá, carregado de gás líquido propano, incendiou um dos seus tanques atracado ao cais do terminal do Brum, destinado a tancagem de derivados de petróleo, inclusive, do chamado gás de cozinha.

Aquela madrugada, eu já tinha sido chamado pelo capitão dos portos, comandante Sperling, pedindo que eu o ajudasse na retirada do navio em chamas. Declinei da honra e não fui ao encontro do navio, até por questão de sobrevivência. A essa altura fui para o porto e no nosso escritório da praticagem, tivemos conhecimento que o prático Nelcy da Silva Campos já tinha se dirigido ao local do navio incendiando, tendo convencido o mestre de um rebocador e sua tripulação de que todos deviam se dirigir aonde estava o navio para tentar rebocá-lo barra fora.

Todos sabem dos perigos que envolveram essa atitude, ao meu ver, extremamente perigosa ou até fatal. Após concluir a retirada do navio em chamas, ainda com dois tanques carregados de gás, o colega Nelcy ao chegar em terra deu entrevista a toda imprensa e ficou na mídia pelo menos durante um mês.

O governador Roberto Magalhães e outras autoridades do Estado, tomando conhecimento do ato heróico do simples prático da barra, condecorou o novo herói que havia salvo toda a área do Porto do Recife e adjacências, no raio de cinco quilômetros, que abrangia o prédio da Prefeitura do Recife, do Governo do Estado, da Marinha do Brasil, além de instalações portuárias e escritórios de algumas dezenas de empresas privadas.

Nada mais justo e oportuno homenagear pessoas sem ideia do que seja medo ou covardia, enfrentando perigos que ameaçavam a vida de todos, inclusive, a sua própria. Ganhou assim das mãos do governador a medalha de honra ao mérito, no seu mais alto grau.

Poucos anos depois, acometido de um câncer de pele, meu colega herói faleceu. Entrou em cena seu filho Nelcy da Silva Campos Filho, numa obstinada campanha de homenagear seu falecido pai. Essa homenagem constaria de nomeação do terminal de passageiro do porto com o nome do seu pai e a colocação de um busto na entrada desse local, com a placa alusiva ao feito e ao fato.

Poucas portas se abriram ao seu projeto, exceto a do terceiro distrito naval onde o Almirante Barbosa, concordando com o projeto, iniciou a construção na Praça Rio Branco, hoje Marco Zero, dessa estrutura destinada a uma homenagem tão justa e oportuna.

Pessoalmente com um longo caminho já navegado por mim, não me lembro de ter visto um filho dedicar o seu tempo, diuturnamente, na homenagem ao seu pai herói . Com bom discurso, divulgou seu pai em todas entidades públicas e privadas, sensibilizando a todos com aquela atitude do amor eterno ao seu estimado pai. Chegava em alguns momentos a atitudes até certo ponto hilariantes, como certa vez em um almoço na SOAMAR (Sociedade dos Amigos da Marinha), quando solicitou aos garçons para suspenderem os serviços, pois ele estava falando sobre seu pai. Nelcy se foi, inesperada e intempestivamente chamado por Deus. Deixou muita saudade nos seus entes queridos, mas com certeza está navegando junto ao seu pai, que em vida sempre dedicou ao filho admiração e carinho extremo. Deus os mantenham vivos e juntos, em nome desse amor muito grande.

Luiz Augusto Correia de Araújo, por e-mail 

Caixa coletora de águas pluviais quebrada

No bairro de Massangana, em Jaboatão dos Guararapes, os moradores, usuários e servidores da UBS PET do município correm sério risco de morte com esta armadilha. Na Praça de Ivo Borges, localizada na Av. Zequinha Barreto, esta caixa coletora de águas pluviais encontra-se danificada, assoreada e é a maior causa de alagamentos no bairro. Diversos apelos feitos à gestão municipal não foram suficientes para sensibilizar o Prefeito Luiz Medeiros a mandar consertar o equipamento e assim evitar a perda de vidas humanas. Depois só não vale dizer que foi tragédia e que não sabiam de nada.

Fábio Júnior, por e-mail

FÁBIO JÚNIOR / VOZ DO LEITOR
Caixa coletora de águas pluviais quebrada - FÁBIO JÚNIOR / VOZ DO LEITOR
 

 

Resposta da Compesa

Em atenção à leitora Luciana Ferreira, a Compesa informa que não opera sistema de esgotamento sanitário na Rua Joaquim Bandeira, na Imbiribeira. Essa localidade está no planejamento de obras para implantação de rede coletora de esgoto por meio do Programa Cidade Saneada, a Parceria Público-Privada (PPP) do Saneamento da Região Metropolitana do Recife e cidade de Goiana, na Mata Norte. De acordo como o prazo estabelecido no início do contrato da PPP, a obra para atender a área citada pelo leitor seria para 2028. Entretanto, seguindo a orientação da nova gestão da Compesa, já foram iniciadas as tratativas junto à BRK, a parceira da Companhia neste empreendimento, para compactuar novos prazos para execução das obras previstas neste projeto. O objetivo é dar celeridade às intervenções necessárias para ampliar o atendimento com serviços de esgotamento sanitário nas 15 cidades constantes do programa.

Assessoria de Imprensa

Tags

Autor