FALTA DE MANUTENÇÃO

PE-60 sofre com deterioração e abandono do governo de Pernambuco

No trecho entre Rio Formoso e São José da Coroa Grande existem várias crateras, inundações, lama e falta se sinalização

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/09/2023 às 5:04
Notícia
X

População com medo

A quantidade de casos de cidadãos que, ao avistarem um assalto adiante, jogar o veículo em cima dos bandidos - como aconteceu no bairro de Campo Grande - é cada vez maior. Não que essa atitude seja correta, mas a população está cada vez mais farta dessa criminalidade desenfreada em Pernambuco. Todo dia um trabalhador é assaltado indo para o trabalho, voltando para casa ou simplesmente caminhando na rua e até fazendo atividades físicas. Será que a governadora Raquel Lyra não enxerga isso? Vai deixar o nosso estado se transformar no caos que está na Bahia, onde as facções criminosas tomaram conta da capital Salvador? Ninguém aguenta mais andar com tanto medo.

Débora Fagundes, por e-mail 

Bola fora de Vágner Love

Independente por quem torço, mas como gosto de futebol, achei de uma absurda soberba e também descortesia com qualquer torcedor - em particular com os rubro-negros - a frase do jogador Vágner Love afirmando que "quem não for apoiar, que fique em casa". Ora, não cabe a nenhum atleta dizer o que o torcedor deve ou não fazer, pois este tem o direito de se manifestar seja contra - sem agressões - ou a favor. Garanto que se o time jogar bem e vencer não haverá vaias. Caso contrário, vai sim receber apupos e vai ter que engoli-los.

Marco Wanderley, por e-mail

Governo abandona

PE-60 sofre com deterioração e abandono do governo

Apesar das promessas do governo eleito, a PE-60 continua esquecida. Cada vez mais deteriorada, pois o DER abandonou essa importante rodovia turística de nosso estado e o governo deixa seus cidadãos a própria sorte ao trafegar entre Rio Formoso e São José da Coroa Grande. Verdadeiras crateras, inundações, lama e falta se sinalização são os principais sintomas desse abandono. Pedimos providências, pois apesar de cansados de reclamar, não esqueceremos da PE-60.

Mariano Teixeira, por e-mail

MARIANO TEIXEIRA / VOZ DO LEITOR
PE-60 sofre com deterioração e abandono do governo de Pernambuco - MARIANO TEIXEIRA / VOZ DO LEITOR

Prova da OAB

Direito parece não ser o óbvio. Caso contrário não haveria mais de uma interpretação para um mesmo caso jurídico. Portanto, muitos candidatos estão sendo reprovados nas provas da segunda fase da OAB, pela anulação das peças de direito penal, por eles indicarem a peça incorreta para o caso apresentado. Os cursos preparatórios precisam alertar melhor os alunos para esse detalhe e dessa forma eles não mais escorregarem nas “cascas de banana”.

Cláudio de Melo, por e-mail 

Neoenergia e as constantes quedas de energia

Quero trazer à luz um problema no fornecimento de energia. Sou morador de Boa Viagem e faz meses que na minha localidade, próximo ao Colégio Santa Maria, estamos enfrentando quedas de energia frequentes. Várias vezes por semana tudo se desliga chegando a ficar horas sem energia. Passamos por situações de quase 10 horas sem energia em vários quarteirões. Ultimamente, o problema tem se intensificado durante a madrugada, ocorrendo falta de energia por volta das 4h30 ou mais vezes por semana. Isso está se agravando e os protocolos gerados com a Neoenergia nada resolvem. Na última ligação, eu perguntei qual era a carga instalada do transformador que meu apartamento está e a ligação foi finalizada sem retornarem a ligação (mesmo informando no início que o fariam caso ocorresse). Isso levanta uma suspeita: estão deixando os transformadores sobrecarregados e com picos de energia da madrugada, por causa dos condicionadores de ar, o problema da queda ocorre. Não há transparência sobre o que está acontecendo e muito menos dão satisfação.

Ricardo Teixeira, por e-mail

Alta da inflação

O IBGE divulga alta de 0,23% no IPCA de agosto. Número este abaixo da estimativa dos especialistas de 0,29%. No mesmo período de 2022, teve
deflação de 0,36%. E se no último mês de julho o acumulado de 12 meses era de 3,99%, com o resultado de agosto subiu para 4,69%. Mas, ainda
abaixo do teto da meta do Banco Central, de 4,75%. Setores com maiores altas nos preços, energia elétrica mais 4,59%, vestuário alta de 0,54%. Já o
setor de alimentação e bebidas os preços caíram em média 0,85%. Um dado importante para balizar a decisão na próxima reunião do Copom, do
BC, é que a inflação do setor de serviços que reflete a situação da demanda e oferta na economia, despencou em 12 meses 4%. Esse índice pode até acelerar a queda da taxa Selic, hoje, em 13,25%, para quem sabe uma mais ousada redução como de 0,75 ponto, levando a taxa para 12,5%. Seria um alívio expressivo nas taxas de juros abrindo espaço para o aumento do consumo, e investimentos. Tudo que o País precisa.

Paulo Panossian, por e-mail

BR-232 se tornou um campo minado

A BR-232 precisa, urgentemente, de uma auditoria do Ministério Público do Estado de Pernambuco. A estrada sob a responsabilidade do Governo do Estadual, do DNIT e do DER-PE está praticamente abandonada. São 552 quilômetros onde faltam sinalizações indicando lombadas, linhas contínuas laterais e no centro do asfalto apagadas; recapeamento mal feitos e esfarelando. Falta de tachões próximo ao acostamento, entre outros. Se viajar durante o dia já é perigoso, a noite o risco é bem maior. Em contrapartida, o Estado gasta fábulas nos radares de velocidade, funcionando plenamente, e com manutenções periódicas. Que, aliás, nem precisava. Não tem como desenvolver velocidade acima do permitido com tantos buracos na via, mais parece um campo minado.

Wilson Vieira, por e-mail

WILSON VIEIRA / VOZ DO LEITOR
BR-232 se tornou um campo minado - WILSON VIEIRA / VOZ DO LEITOR

Políticos equilibrados

Após assistir entrevista da ministra Simone Tebet na Globo News, senti claramente o equilíbrio que existe entre o Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda no atual governo. Simone e Haddad são uma síntese da união entre esquerda e direita civilizada, que permitem levar adiante o projeto de reconstrução do País.

Sylvio Belém, por e-mail

Tags

Autor