Calçada próxima ao IOR se transforma em ponto de descarte de lixo
Moradores pedem que a Emlurb promova a limpeza e a recuperação de calçada na Rua Dr. Vicente Meira, no Espinheiro
Segurança Pública
Observamos o recrudescimento da violência, não só no nosso Estado, mas em outros Estados do nosso País. Um desafio enorme para os governantes que buscam, através de ações pontuais e imediatas, estancar o avanço criminal, mas que na verdade carecem de um planejamento que envolva ações a longo e médio prazo. A segurança pública não se limita a ações pontuais e imediatas. Não só de intervenção policial. Ela possui uma larga abrangência de ações nos mais diversos campos, não desprezando as ações no campo de políticas sociais. Esse plano tem que ser um plano de Estado e não um plano político que se abandona quando o sucessor é de uma corrente partidária avessa a quem implementou. As ações imediatas são necessárias para se dar uma resposta à sociedade e conter o avanço criminal. Mas não devemos esquecer as ações sociais, preventivas e reparadoras. Também não basta aparelhar os órgãos de segurança se o material humano não está motivado. Arrisco-me a dizer que um corpo de segurança motivado supera as deficiências e necessidades estruturais, coisa que não observamos de forma contrária. Não devemos nos esquecer da integração das forças de segurança a nível estadual e federal, sem esquecer as guardas municipais. As ações integradas são primordiais no combate a criminalidade, já que para as organizações criminosas não existem fronteiras. O chamamento e engajamento da sociedade é de fundamental importância para implementar um plano eficaz, eficiente, seguro e exequível. Então, são várias as searas a serem observadas para enfrentarmos e frearmos o crescimento da criminalidade no nosso Estado, quiçá no País.
Cel. Hailton Araújo, por e-mail
Barbárie sem fim
O governo Lula precisa urgente convocar autoridades competentes e, num ambiente suprapartidário, formule um plano factível de segurança pública, a fim de dar um basta na barbárie e na violência urbana no País. Mais uma vez, o povo assistiu estarrecido a execução de 3 médicos de São Paulo, ligados a USP, e outro baleado também e hospitalizado. Que estavam no Rio de Janeiro para participar do 6º Congresso Internacional de Ortopedia e foram covardemente assassinados. Seguimos vivendo com a indiferença da classe política, que não se sensibiliza com a péssima qualidade de vida, falta de segurança pública, etc. do povo brasileiro. Como da corriqueira morte de crianças e jovens pelas tais balas perdidas, protagonizadas por quadrilhas e milícias armadas que dominam o Estado do Rio, que agem como se fossem um governo paralelo. Assim como também está acontecendo na Bahia e em outros Estados. Uma lástima! Até quando?
Paulo Panossian, por e-mail
Calçada próxima ao IOR se transforma em ponto de descarte de lixo
A calçada do ponto de Táxi que fica localizado na Rua Dr. Vicente Meira, no bairro do Espinheiro, virou um ponto de descarte de lixo e entulhos. E não é de hoje. Há meses que esse local degradante tem impossibilitado a circulação dos pedestres (muitos idosos que moram no bairro e outros que vão se consultar no Instituto de Olhos do Recife), além de aumentar a proliferação de animais proliferação de animais sinantrópicos (barata, aranha, mosca, mosquito), peçonhentos (aranha e escorpião) e pragas (ratos, pombos urbanos). Peço desesperadamente que a Emlurb envie uma equipe para não só limpar o local, mas recuperar essa calçada, que circula muita gente. Também é necessário a poda dos galhos desse local, que já estão se entrelaçando com toda fiação do poste.
Rafael Batista, por e-mail
Sociedade doente
A sociedade brasileira está doente. As pessoas não vivem em sã consciência. Na semana passada circulou um vídeo de uma motorista atropelando três mulheres na calçada, no bairro de Boa Viagem. O motivo, pelo que circulou na internet, teria sido uma discussão de trânsito. Custo a acreditar que, por conta de uma banalidade, alguém atentou contra a vida de três pessoas. A que ponto nós chegamos, de achar que a vida dos outros é descartável. E o que é pior disso tudo, mesmo com tantas imagens circulando, com a gravidade que as vítimas ficaram, ninguém sabe do paradeiro da motorista. Ela não está respondendo judicialmente por nada?
Carolina Reis, por e-mail
Mais concentração no Sport
Os jogadores do Sport precisam entrar mais concentrados no início das partidas para não levar mais gols nos primeiros minutos. Isso acaba complicando para buscar a vitória, sempre ficando atrás do placar logo no começo. Espero que consiga vencer a Ponte Preta, em casa, e encaminhar esse acesso.
João Guilherme, por e-mail
Sem noção
A temporada de exibições “sem noção” teve mais um episódio esta semana. Desta vez, sob patrocínio do Ministério da Saúde, que apresentou uma dançarina quase nua rebolando sua bunda para uma plateia incrédula. O episódio anterior, sob patrocínio da Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, apresentou a uma plateia composta de crianças uma dança de um cavalo copulando. Qual será a próxima atração desses políticos sem noção?
Carlos Alberto, por e-mail
Rua tomada pelo lixo em Barra de Jangada
Tomara que as novas obras da orla de Barra de Jangada consiga eliminar esses lixões a céu aberto no bairro. Na Rua Pelotas, o lixo quase fecha a via, que fica a apenas 50 metros da praia. Fica difícil para o contribuinte continuar pagando um IPTU absurdo de caro e ter de conviver com a inércia da administração municipal quando o assunto é limpeza urbana, infraestrutura, educação ambiental e fiscalização.
Fábio Júnior, por e-mail
Vacinação de cães e gatos
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais um final de semana de vacinação antirrábica para proteger cães e gatos. A iniciativa acontece neste domingo (8/10), das 8h às 16h, em pontos de imunização estrategicamente distribuídos pelos oito Distritos Sanitários da cidade. Não há necessidade de agendamento para a vacinação, bastando comparecer com os animais aos locais indicados. A mobilização prepara a população para o Dia D de vacinação contra a raiva, programado para 28 de outubro, quando 314 postos estarão abertos na cidade.
Assessoria de Imprensa