Buracos e galeria pluvial danificada no Cordeiro
A denúncia do leitor é na Rua Orós, esquina com a Rua Dr. João Lacerda, na Zona Oeste do Recife
Degradação de Porto de Galinhas
Uma das praias mais famosas e bonitas do Brasil vem passando por um processo lento, mas gradual de degradação: ocupações irregulares, verticalização das construções, redução do coqueiral, esgoto a céu aberto, barraqueiros que vivem assediando quem tenta passear pela praia, invadindo a área de areia e ainda cobrando preços absurdos. Como se não bastasse tudo isso, o tráfico de drogas vem campeando o terror no local. E tudo isso sob as vistas grossas da Prefeitura do Ipojuca que não faz o devido ordenamento urbano - e olha que é uma das que mais arrecadam no Estado - e da incompetência do governo de Pernambuco, que não consegue combater a criminalidade no local. Parece que estou vendo um filme de um ponto turístico mais visitado do Estado, num passado não tão distante, e que hoje encontra-se abandonado e degradado sob todos os aspectos: a Ilha de Itamaracá. Porto de Galinhas, infelizmente, parece que está no mesmo caminho.
Marco Wanderley, por e-mail
Oportunismo
As denúncias exibidas no programa Fantástico, da TV Globo, colocam-nos diante de uma terrível realidade: o oportunismo de entidades ditas religiosas para receber recursos públicos e privados para “tratar” de pacientes dependentes químicos. Todavia, as comunidades terapêuticas não têm como missão tratar dos pacientes com critérios e métodos científicos. Esta missão cabe aos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social). O Estado brasileiro precisa agir e combater essas fraudes com urgência.
Célio Cruz, por e-mail
Buracos e galeria pluvial danificada no Cordeiro
Os moradores da Rua Orós, esquina com a Rua Dr. João Lacerda, no bairro do Cordeiro, gostariam de saber quando o jogo do empurra-empurra da Compesa e da Emlurb vai acabar? Além desses dois buracos, também temos essa situação de abatimento da rede de galeria pluvial. Vão esperar cair um carro dentro ou alguém para resolver esses problemas? Já solicitei através de protocolos 22299337 e 20231038834270, além de também fazer isso pessoalmente nos dois órgãos. Pagamos impostos em dia e aguardamos uma solução.
Everaldo Queiroz, por e-mail
Asfalto sem qualidade aumenta risco de acidentes
Seria louvável que existisse uma campanha para educar os gestores públicos, prefeitos e governadores a gastarem dinheiro com asfalto de qualidade, pois as ruas, avenidas, PEs e BRs mais parecem um solo lunar, cheias de buraco e feitas com materiais de péssima qualidade. Isso, em alguns casos, acarretam até na morte de pessoas, ou, às vezes, mutilações de membros. E quando isso acontece não existe nenhuma punição para esses gestores, responsáveis diretos por esses acidentes.
Henrique Lotto, por e-mail
Capital pernambucana sem cuidados
Basta de jogar nosso dinheiro fora. Vou fazer uma campanha nas redes sociais para que ninguém no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, pague o IPTU de 2024. Nossa contribuição não está sendo investida na próprio bairro. É inadmissível que os moradores que mais contribuem para a Prefeitura do Recife não tenha retorno dos impostos pagos. Vemos ruas e avenidas esburacadas, recapeamento mal feito, lixos espalhados, sem varrição, praias sujas, canais imundos, fiação de telecomunicações arrebentadas e espalhadas pelas vias, locais sem podação nas árvores, ruas com iluminação pública precária, pessoas em situação de rua em cada semáforo e dormindo em lonas nas calçadas. E os secretários indicados pelo prefeito fingem que nada sabem, não saem de seus gabinetes para fazer uma avaliação pela capital. Uma vergonha!
Érique Medeiros, por e-mail
Falta de informação
Temos três telefones disponíveis para saber informações sobre a documentação que remetemos sobre o Fundef, mas ninguém atende. Se ligamos para a Ouvidoria, a atendente pede para irmos pessoalmente na Secretária de Educação. Olha que já recebi a 1ª parcela, mas nada da 2ª parcela.
Sérgio Cunha, por e-mail
Combate ao descarte irregular de lixo
Depois de muita insistência, finalmente, a Emlurb realizou um trabalho definitivo para combater o descarte de lixo irregular na Rua Dr. Vicente Meira, no bairro do Espinheiro. Desta vez, além de retirar a sujeira que sempre tinha no ponto de táxi da rua, também pintaram a parede com os dizeres de proibido jogar lixo, além de plantarem alguns jarros com plantas, dando outra vida ao local. Segundo os taxistas que trabalham no ponto, os funcionários da Emlurb teriam afirmado que ainda iriam colocar lixeiras no local. Parabéns pelo trabalho feito e ficamos no aguardo das lixeiras.
Rafael Batista, por e-mail
Resposta da Secretaria de Saúde do Recife
Em atenção à leitora Djanete Silva, a Secretaria de Saúde do Recife esclarece que toda a rede está passando por um processo de informatização e modernização do parque tecnológico, incluindo a troca das impressoras. Uma licitação foi concluída e a entrega dos novos equipamentos, pela empresa vencedora da concorrência pública, sofreu um atraso dentro do cronograma acordado. Medidas administrativas já foram adotadas, e a previsão é de que a entrega ocorra nos próximos dias. Emergencialmente, um remanejamento interno está sendo feito para garantir os serviços até a chegada das novas máquinas, com maior resolução e capacidade de impressão.
Assessoria de imprensa