Logradouro abandonado pela Prefeitura do Jaboatão
Primeira Travessa Carmelita, na comunidade de Coquinhos, em Cajueiro Seco, segue sem asfalto e com mato se cortar
Orla de Boa Viagem
Enquanto as praias de João Pessoa, Maceió e Aracajú dispõem de vários bares e restaurantes do lado da orla, na Praia de Boa Viagem a Prefeitura do Recife construiu dezenas de banheiros ridículos, em pleno calçadão, que é motivo de chacota dos turistas. Mas pode ficar pior. O prefeito quer quebrar e construir 7 quilômetros de calçadão a um custo de milhões de reais. Pedimos: não piorem o que já está ruim. Por favor.
Carlos Alberto, por e-mail
Tarifas dos ônibus
Não tenho dúvidas de que a governadora Raquel Lyra, ao não reajustar as passagens de ônibus e até baixar a de alguns anéis viários - criando a tarifa única -, pensou muito mais nas eleições que se aproximam do que necessariamente em termo técnicos e financeiros do sistema de transporte público. E, além disso, não haverá investimento nesse setor. Ou seja, o povo vai continuar a andar em ônibus velhos (verdadeiras lata de sardinhas), sem ar condicionado, sem conforto, sem segurança e com atrasos constantes. E mais, o rombo na conta do sistema de transporte vai aumentar e aí Raquel vai ter que escolher entre cobrir esse rombo com dinheiro público, ou mandar reduzir a frota de ônibus, coisa aliás que ela já fez tempos atrás.
Marco Wanderley, por e-mail
Logradouro abandonado pela Prefeitura do Jaboatão
Em mais um exemplo do que não se deve fazer com uma cidade, o prefeito Luiz Medeiros simplesmente esqueceu do bairro de Cajueiro Seco. Na comunidade de Coquinhos, a Primeira Travessa Carmelita é o retrato do descaso. Nem mesmo a tinta usada pelo gestor municipal, neste Carnaval, foi capaz de acrescentar um pouco mais de empatia e misericórdia com os que mais precisam em nosso município. Em outubro haverá eleição e rogo aos moradores lembrar aos candidatos a situação dessa via. Indignados com a cobrança do IPTU, querem e merecem saber do governo municipal quando terão o mesmo tratamento dos habitantes da orla da cidade.
Fábio Júnior, por e-mail
VEM
O Urbana-PE e outros órgãos de transporte na Região Metropolitana do Recife não facilitam a vida do usuário. O processo de reembolso pelo desconto indevido de passagem é um verdadeiro martírio ao tentar contato pelo WhatsApp, aguardando a boa vontade para ser atendido. Perder o cartão VEM COMUM torna-se ainda mais problemático, pois leva três dias úteis para bloqueá-lo. Adquirir uma nova via do cartão para recuperar a passagem custa R$ 25,00, o que é contraditório, já que um novo cartão nas máquinas de autoatendimento custa apenas R$ 4,00. Além disso, o cartão adquirido nas máquinas não pode ser incluído no aplicativo para recarga via PIX, pois o anterior está vinculado e bloqueado. Ações da Urbana-PE parecem visar ludibriar o usuário, o que é absurdo.
Valdir Pedro, por e-mail
Expresso cidadão
O Expresso Cidadão do Shopping Boa Vista está exigindo dos idosos de mais de 65 anos que desejam tirar a 2ª via da Carteira de Identidade, que apresentem a Certidão de Nascimento em perfeitas condições. Ora, trata-se de certidão com, obviamente, o desgaste do tempo e a finalidade é apenas atualizar um documento (o RG) já possuído. Se o idoso nasceu no interior, mas mora na capital, tem que retornar ao cartório original para requerer outra certidão? Tudo isso, apenas, para massacrar o cidadão-contribuinte... Isto em um órgão que foi criado para "facilitar".
Eliano Ribeiro, por e-mail
Segunda via de conta
Sou morador do bairro de Rio Doce, em Olinda, e, todos os meses, eu tenho de entrar no sistema da Compesa para conseguir a 2ª via da conta d'água; pois, se não, eu não tenho como pagá-la. Isso é inadmissível. Em alguns casos tenho de ligar para Compesa solicitando a conta por e-mail. Essa dificuldade toda é para pagar uma conta, imagine se não fosse. Eu só pergunto uma coisa: cadê o famoso Estado de mudança que tanto nossa governadora propaga.
Carlos Augusto, por e-mail
Publicidade indevida
Temos em umas das mais movimentadas avenidas da capital pernambucana várias placas da requalificação dos passeios públicos realizada pela Prefeitura do Recife. Se as obras já estão concluídas, não tem mais lógica deixar as propagandas por toda a extensão da Avenida Agamenon Magalhães. A não ser que eles tenham a intenção de deixá-las para lembrar a população que estamos no ano eleitoral.
Wellington Monteiro, por e-mail
IPVA
Eu louvo a decisão do Detran de permitir dividir o IPVA em 10 vezes. Isso aliviou bastante as despesas do começo do ano com matrícula e material escolar, IPTU, taxa de bombeiros e outras contas que sempre sobrecarregam o orçamento familiar nesta época. As multas também podem ser pagas de forma parcelada, tornando mais leve as nossas obrigações tributárias.
Cláudio de Melo, por e-mail