ALAGAMENTOS

Recife mais uma vez debaixo d'água

Ruas e avenidas da capital pernambucana ficam alagadas após horas de chuva intensa

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/03/2024 às 5:09
Notícia
X

Semáforos dessincronizados  

Gostaria de saber da CTTU o porquê de os semáforos da Avenida Agamenon Magalhães não são sincronizados? É um para, para terrível, que só contribui para o aumento do congestionamento na via. Se fossem sincronizados, certamente, o trânsito fluiria bem mais rápido.

Wendel Azevedo, por e-mail 

Plantar mais árvores

Moro na Zona Norte do Recife e gostaria muito de solicitar ao prefeito João Campos e a outras autoridades políticas, como: governadora, vereadores, deputados e pessoas de influência social que fizessem uma campanha permanente de plantio de muitas árvores na cidade do Recife. É louvável e mais do que uma obrigação a preservação das árvores existentes, mas é crucial o plantio de novas árvores que cresçam o mais rápido possível para que melhore um pouco nossa qualidade de vida. Bairros como Rosarinho, Tamarineira, Espinheiro, Aflitos... Só para citar alguns, tinham até duas décadas atrás casas com quintais e muitas árvores. No lugar de uma casa com um ou dois carros. Atualmente, o que temos são prédios acima de 25 andares e com uma média de 70 carros ou mais naquele local. Um dos resultados disso é o calor que estamos vivenciando e, sabemos, que só vai piorar a cada ano. O ar está ficando irrespirável. Ciclovias são uma maravilha, mas como andar de bicicleta numa temperatura altíssima. Torna-se até perigoso para saúde. Vamos plantar árvores também nos próprios parques. O parque da Jaqueira, inclusive, atualmente o sol bate inclemente por falta de mais árvores. Vamos pensar nisso. Esperando uma ação urgente.

Ivanilde Monteiro, por e-mail

Recife mais uma vez debaixo d'água

Esse é o retrato do Recife: choveu, alaga tudo. E, se a maré estiver cheia, piorou. Ninguém consegue circular pela cidade, pois ruas e avenidas ficam completamente inundadas, como na Rua José Mariano, no bairro da Boa Vista. Todo ano é a mesma história e nada muda. Isso porque nem chegamos no inverno, quando o volume de chuva costumeiramente é bem maior.

Genival Paparazzi, por e-mail

GENIVAL PAPARAZZI / VOZ DO LEITOR
Recife mais uma vez debaixo d'água - GENIVAL PAPARAZZI / VOZ DO LEITOR

Exclusão

Uma amiga, orientada pelo seu professor, foi colocar em dia a caderneta de vacinas para estagiar como enfermeira no Hospital da Restauração. Ao se dirigir à Policlínica Gouveia de Barros, ela foi informada que a ordem era não aplicar a vacina bivalente contra Covid-19 em estudantes de enfermagem. Já no local de trabalho, ela ficou sabendo que também não é permitido dar lanche para as estagiárias, somente para as enfermeiras efetivas. Vai ver que estão considerando as estagiárias imunes às doenças e à fome.

Cláudio de Melo, por e-mail

Investimento em energia limpa

O Brasil está jogando fora excedente em energia limpa, sustentável e barata, enquanto continua usando e comprando energia suja e poluente das termoelétricas. O governo federal precisa, novamente, dar um basta aos que só pensam nos lucros extras - acionistas -, em detrimento de nós consumidores.

João Guilherme, por e-mail

Vítimas da Neoenergia em Candeias

Em mais um capítulo de total desrespeito ao consumidor, a Neoenergia mostra novamente que não tem capacidade de ser a distribuidora de energia elétrica que o pernambucano precisa. Na noite da última segunda-feira (11), pela terceira vez esse ano, o transformador da Rua Maria José do Amaral, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, explodiu, deixando milhares de contribuintes sem eletricidade para as necessidades básicas, como conservação dos alimentos. Pasmem, eu e vários moradores ligamos para o número 116 da Companhia, por volta das 20h, e a previsão de retorno era às 16h do dia seguinte. Por um milagre, o serviço voltou ao normal às 07h da manhã da terça-feira (12). Penso que já passa da hora da ARPE, Promotoria de Defesa do Consumidor e Procon-PE tomarem providências. Esse transformador já deveria ter sido trocado há muitos anos, bem como a carga instalada deveria há muito ser aumentada para evitar apagões totalmente previsíveis como esse.

Fábio Júnior, por e-mail 

Alagamentos constantes

Olha a situação do bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, após horas de chuva na Região Metropolitana. Mas, infelizmente, essa não é uma exclusividade desse logradouro. Os motoristas que se aventuram a trafegar na capital pernambucana e nas cidades vizinhas em dias de chuva, assumem o risco de ter o carro danificado em um alagamento. O pernambucano está cansado de sofrer. A chuva é uma benção de Deus e não deveria cair para causar um tormento na vida da população. Entretanto, se causa todo esse transtorno, a culpa é dos incompetentes gestores públicos.

Carolina Reis, por e-mail

CAROLINA REIS / VOZ DO LEITOR
Alagamentos constantes - CAROLINA REIS / VOZ DO LEITOR
 

Resposta da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de PE

A Barragem Engenho Pereira, que fará a contenção de enchentes do Rio Jaboatão, foi paralisada em gestões passadas e o atual Governo do Estado vem pleiteando, junto a órgãos financiadores, os valores necessários para a sua conclusão - obra a ser executada pela Compesa. Neste sentido, em novembro de 2023, a obra foi inscrita no Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes - Prevenção a Desastre Naturais: Drenagem Urbana – OGU. Os projetos estão em fase de defesa junto ao Ministério das Cidades, que, portanto, ainda não divulgou o resultado das obras contempladas. De modo que, o compromisso da gestão é buscar, de forma incansável, a finalização e entrega deste importante equipamento à população das cidades de Jaboatão dos Guararapes e Moreno que, reiteradamente, sofrem os efeitos das inundações a cada inverno.

Assessoria de Imprensa

Tags

Autor