Entulhos bloqueiam rua em Camaragibe e dificulta mobilidade de moradores
A denúncia é na Rua Monteiro Lobato, no bairro de Jardim Primavera
Manutenção dos carros de aplicativos
A tragédia ocorrida no Domingo de Páscoa, no município do Jaboatão dos Guararapes, onde um micro-ônibus sem freios atropelou várias pessoas que participavam de uma procissão, nos leva a refletir sobre as condições de manutenção dos diversos veículos que operam no transporte público: em especial, os carros de aplicativos, que não são alvos de fiscalização programada por parte dos órgãos públicos. Muitos deles trafegam à exaustão das peças. Estejamos atentos para que outros dramas não atinjam famílias inocentes.
Célio Cruz, por e-mail
Linhas municipais de transporte público
Será que agora o prefeito Luiz Medeiros vai fazer igual a Prefeitura de Petrolina e fazer uma licitação das linhas municipais? Será que assim teremos ônibus novos, climatizados, fiscalizados e com tarifas mais baixas? Será que o transporte complementar do segundo maior colégio eleitoral e da segunda maior receita de Pernambuco passará a aceitar o VEM e fará a integração com o metrô? Será que agora que aconteceu esta "tragédia" no bairro de Marcos Freire, o gestor municipal passará a ouvir quem mais entende de transporte público: o povo?
Fábio Júnior, por e-mail
Entulhos bloqueiam rua em Camaragibe e dificulta mobilidade de moradores
No último dia 15 de março, abri um protocolo na Prefeitura de Camaragibe solicitando a vistoria e a manutenção da Rua Monteiro Lobato, no bairro de Jardim Primavera. Entretanto, até agora, sigo sem resposta. Isso só tem gerado cada vez mais a deterioração da via, prejudicando a circulação de pedestres e veículos. A Prefeitura prometeu enviar um engenheiro no local, mas pelo visto foi só promessa de político. Exigimos uma posição imediata para solucionar o problema e retirar os entulhos.
Viviane Silva, por e-mail
Má gestão em Fernando de Noronha
Até quando o governo de Pernambuco vai fechar os olhos para a Ilha de Fernando de Noronha, na qual a administração é de sua responsabilidade? A estrada de acesso a uma das mais belas praias da Ilha e do mundo, a Cacimba do Padre, está um caos. Comerciantes, moradores e turistas reclamam do acúmulo de lama e do mau cheiro nessa área, ajudando a propagar leptospirose, dengue, chikungunha e zika, mas a Administração da Ilha - nomeada por Raquel Lyra - fica inerte. Para completar o caos, muitos turistas não ficam no local por conta dessa situação, prejudicando a economia da área. O governo de Raquel já tem mais de 15 meses de gestão, a administração da Ilha de Fernando de Noronha foi aprovada pela Alepe em 13/01/2024 e será que nesse tempo todo não deu para solucionar problemas nem tão complexos como esses aqui relatados?
Marco Wanderley, por e-mail
Criação de empregos
Sendo um mês com menos dias úteis, como fevereiro, a criação de empregos com carteira assinada divulgada pelo cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 306.111 novas vagas, surpreende as mais otimistas das estimas e representa um salto de 21,2% sobre o mesmo período de 2023, com 252.451 vagas criadas. No primeiro bimestre do ano, o saldo é positivo também, com 474.614 novas vagas de empregos, ou mais 28% sobre os 342.509 do mesmo mês de 2023. Números que indicam que este ano poderemos ter um crescimento econômico maior que os estimados até aqui de 1,9% pelo Banco Central, e 2,2% pelo governo. Um bom sinal.
Paulo Panossian, por e-mail
Requalificação mal feita de calçadas
A Prefeitura do Recife precisa fiscalizar as obras de requalificação das ruas que irão formar o sistema viário da ponte Monteiro-Iputinga. Na Rua Pereira Coutinho Filho, as calçadas recém refeitas já estão rachadas, com emendas mal feitas e árvores sem alegretes, com cimento até o troco. Tive que pagar para um pedreiro fazer os alegretes das residências mais próximas para que as árvores não fossem prejudicadas, sobretudo as menores.
Wlademir de Moura, por e-mail
Mais lixeiras na orla de Boa Viagem
Gostaria de solicitar que que a Prefeitura do Recife/ Emlurb coloque mais lixeiras na orla da Praia de Boa Viagem. Eu estava essa semana a passeio e percebi que tem poucas e, as que têm, são insuficientes e sempre estão cheias de lixo. Ou seja, também é necessário realizar a retirada dos resíduos, pois o mau cheiro é enorme. A autarquia precisa fazer uma limpeza a cada 10 dias nessas lixeiras, não só retirando o lixo, mas lavando os reservatórios. Para uma cidade turística como o Recife é fundamental esse cuidado, principalmente num dos pontos mais visitados por quem vem de fora.
Onorina Albuquerque, por e-mail