ALAGAMENTO

Praça no Cordeiro fica alagada após dia de chuva

Moradores do bairro denunciam o transtorno na Praça Desembargador Adauto Corrêa de Araújo

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/05/2024 às 5:08
Notícia

Investimento para evitar desastres climáticos

Estamos vendo mais um desastre climático-ambiental no Brasil. Desta vez, no Rio Grande do Sul. Mas infelizmente não foi o primeiro, pois já tivemos várias outras tragédias como a que teve no próprio estado gaúcho há poucos meses, as tragédias no Rio de Janeiro e até mesmo aqui em Pernambuco. E o que os governos federal, estaduais e municipais aprenderam com isso? Nada. Falta uma política nacional para reduzir ao máximo as consequências desses fenômenos - que serão cada vez mais frequentes - e para isso precisa de planejamento e de investimentos.

Marco Wanderley, por e-mail 

Preocupação com o inverno em Jaboatão

Diante da tragédia que acontece no Rio Grande Do Sul, estamos bastante aflitos com o que pode acontecer em Jaboatão dos Guararapes. Todo ano, as chuvas ocorrem e isso não é nada trágico ou excepcional, inclusive, temos o registro dos meses de maior incidência pluviométrica. A pseudo tragédia é fruto da total omissão do poder público nas três esferas: municipal, estadual e federal. Particularmente, a nossa cidade tem a sua tragédia anunciada a cada estação chuvosa. Os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, e outros circunvizinhos à Lagoa Olho D'água, ficarão alagados, com ruas e avenidas inacessíveis, etc. Fica o apelo e o registro para que o prefeito Luiz Medeiros junte seu secretariado, assessores e bancada partidária para irem aos bancos internacionais, nacionais ou somar esforços com o governo do estado e federal a fim de evitar uma tragédia neste inverno.

Fábio Júnior, por e-mail

Praça no Cordeiro fica alagada após dia de chuva

A Praça Desembargador Adauto Corrêa de Araújo, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, que teve o entorno pavimentado há pouco tempo, fica completamente alagada quando chove. Não sei se foi erro no projeto ou serviço mal feito. O fato é que algo deu errado, não tem como negar. O período de chuvas só está começando, urge a necessidade de a palavra a Prefeitura fazer algo.

Baltazar Lima, por e-mail

BALTAZAR LIMA / VOZ DO LEITOR
Praça no Cordeiro alagada após dia de chuva - BALTAZAR LIMA / VOZ DO LEITOR
 

Poucas sessões no cinema no Parque

Passamos mais de uma década aguardando a retomada das sessões de cinema no cineteatro do Parque. Quando, finalmente, o prefeito João Campos anunciou a retomada, esperávamos algo similar ao que foi implantado na época do saudoso Geraldo Pinho, então programador do cinema; ou seja, três sessões de segunda à quarta-feira. No entanto, na prática, o que temos é "uma unidade" de sessão por semana - apenas nas terças-feiras às 19h. Parece que há uma má vontade da administração do teatro para com o audiovisual.

Wlademir de Moura, por e-mail

Reposição de parada de ônibus

Os governantes acham que a população conta com uma ótima estrutura de transporte coletivo, incluindo, as paradas de ônibus. Essas, por sinal, estão sendo retiradas e com isso passageiros que aguardam os ônibus ficam a mercê do sol e da chuva. Na Avenida Presidente Kennedy, em frente ao número 2481, em Olinda, a estrutura da antiga parada foi retirada há mais de 10 dias e ainda não colocaram a nova. Para piorar, o Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano não dá previsão de colocar uma nova.

Rômulo Alves, por e-mail

Abrigo do ponto de ônibus enferrujado

Mais um abrigo do ponto de ônibus corroído pela ferrugem coloca os usuários em risco, além de não proteger contra sol ou chuva. Essa parada é de número 020449, localizada na Avenida João Fernandes Vieira, próximo ao Restaurante Porto dos Casais, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. O Grande Recife Consórcio de Transportes, apesar de ter conhecimento do fato, até o momento, não tomou nenhuma providência no sentido de substituir a referida parada.

Erivaldo Constantino, por e-mail

ERIVALDO CONSTANTINO / VOZ DO LEITOR
Abrigo do ponto de ônibus enferrujado - ERIVALDO CONSTANTINO / VOZ DO LEITOR
 

Doação para vítimas do Rio Grande do Sul

O Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através de uma parceria com os Correios, coloca sua sede à disposição para recolher doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Podem ser doados alimentos da cesta básica, água mineral, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho, além de ração para pets. As pessoas que quiserem fazer suas doações podem se dirigir de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, à sede do Procon-PE, que está localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, no Bairro de Santo Antônio, no Recife. Em caso de dúvidas o consumidor pode entrar em contato pelo telefone: 0800 282 1512.

Assessoria de Imprensa 

Resposta do Centro de Convenções

O Pernambuco Centro de Convenções lamenta a dificuldade de acesso relatada pela leitora Ivanilde Monteiro e explica que um dos elevadores destinados a pessoas com dificuldade de locomoção encontra-se em manutenção e será reativado em breve. Até lá, cadeirantes e pessoas com dificuldade de se locomover devem dirigir-se ao portão da entrada de serviços, localizado no térreo, logo abaixo das escadas que dão acesso à área de convenções. Os usuários são conduzidos até o elevador localizado no foyer do Teatro Beberibe e, em seguida, ao elevador que dá acesso ao Teatro Guararapes. Em todos os eventos do teatro, bombeiros civis estão a postos para auxiliar os visitantes.

O Consórcio CID, administrador do espaço, anuncia que já está em desenvolvimento um projeto que prevê a requalificação de elevadores, além de calçadas e rampas de acesso, a fim de tornar o espaço mais eficiente com relação à acessibilidade. Uma das primeiras intervenções foi a instalação, em 2023, de corrimãos nas escadas que ligam o mezanino ao pavilhão. Todas estas melhorias são pensadas para dar mais conforto e segurança aos usuários e fazem parte dos investimentos da ordem de R$ 20 milhões aplicados na renovação de todo o Pernambuco Centro de Convenções.

Assessoria de Imprensa

Tags

Autor