CORONAVÍRUS

Pernambuco monitora oito casos suspeitos do novo coronavírus

Até agora, 12 casos com suspeitas do coronavírus foram descartados no Estado

Amanda Rainheri Thalis Araújo
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Thalis Araújo
Publicado em 05/03/2020 às 18:23 | Atualizado em 05/03/2020 às 19:23
FOTO: AMANDA RAINHERI/JC
Coletiva de imprensa para informar os dados das suspeitas do Covid-19 em Pernambuco - FOTO: FOTO: AMANDA RAINHERI/JC

O Estado de Pernambuco está monitorando oito casos com suspeitas do Covid-19, o novo coronavírus. Foi o que informou, na tarde desta quinta-feira (05), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em coletiva de imprensa para divulgar novo balanço. Ao todo, 12 casos suspeitos do coronavírus foram descartados.

Até a última quarta-feira (04), seis casos estavam sendo investigados.

>> Coronavírus: Brasil tem transmissão local da doença e confirma 8 casos

Os novos casos divulgados nesta quinta-feira são de duas mulheres e um homem, que deram entrada em hospitais particulares do Recife. Dois deles estão em isolamento domiciliar  e um continua internado no Hospital Santa Joana.

De acordo com a SES, os outros seis pacientes também estão estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas pelas equipes de vigilância epidemiológica e da atenção primária dos municípios onde residem.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, os pacientes estão bem e já tiveram o material coletado para a realização do exame que identifica ou não a existência do novo coronavírus.

"Os três últimos casos foram identificados pela rede [de saúde] privada, mas metade deles foi identificada pela rede privada e a outra metade foram pelo SUS, pelas nossas Unidades de Pronto Atendimento e pelos serviços de atenção primária. Isso mostra uma diversidade dessa situação", explica.

Um protocolo de manejo clínico e epidemiológico foi lançado nesta quinta-feira (5)  pelo Governo de Pernambuco para traçar diretrizes para o atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus em Pernambuco.  “É um protocolo para tentar uniformizar condutas. A gente tem se reunido praticamente diariamente para atualizar as informações. É importante que a comunidade científica esteja atualizando as práticas e Pernambuco está nesse movimento de buscar atualizações constantes. Agora conta com protocolo para manejo clínico e epidemiológico, para que possa lidar com os casos suspeitos e eventualmente com casos confirmados”, afirmou André Longo.

Longo ressalta a importância que tem o Sistema Único de Saúde (SUS) e vê a celeridade do órgão para detectar os casos suspeitos. "O SUS tem dado uma resposta, no que se refere à vigilância, bastante robusta. Nós temos observado o passo a passo e temos detectado um grande número de casos suspeitos, mas procuramos agir com celeridade, o que retarda a circulação do vírus no Brasil", destaca.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, alerta a população, destacando os cuidados para que haja a prevenção contra a gripe tradicional e os vírus que assolam nesta época do ano. "Quem está sintomático, deve evitar ficar junto de aglomeração de pessoas, evitar, especialmente, contato com gestantes, pessoas com mais de 60 anos e com as crianças. As pessoas têm que se conscientizar que essa atividade é simples e pode ajudar muito", indica.

Casos descartados

Dos casos descartados, três pessoas não contraíram qualquer vírus respiratório, quatro exames positivaram para o vírus Influenza B, quatro pessoas contraíram o vírus Influenza A (H1N1) e uma pessoa teve resultado positivo para o Beta Coronavírus OC43, que é o "velho coronavírus", diferente do Covid-19.

Kits

Os kits para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (covid-19), que começaram a ser distribuídos na última quarta-feira (4) no Rio de Janeiro, devem chegar a Pernambuco dentro de 10 a 15 dias, afirmou André Longo. O material foi desenvolvido no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Veja o para de como se espalha a epidemia do novo coronavírus

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias