COVID-19

Mais um caso suspeito de Coronavírus em Pernambuco

Dos 23 suspeitos, 16 foram descartados e sete pessoas estão sendo investigadas. Não há caso da doença em Pernambuco

JC
JC
Publicado em 07/03/2020 às 17:52
Notícia
AFP
Coronavírus vem se espalhando pelo mundo - AFP
Leitura:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, até a manhã deste sábado (07.03), foi notificado mais um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. O novo caso é uma criança, do Recife, de cinco anos - que passou pela Alemanha - foi atendida na rede privada de saúde e agora está em isolamento domiciliar. Agora, são 23 casos suspeitos no Estado, dos quais 16 foram descartados e sete estão em investigação. Até a última sexta-feira, eram 22. Não há casos confirmados da doença em Pernambuco.

Dos sete casos em investigação, quatro estão em isolamento domiciliar e três em isolamento hospitalar em unidades de saúde privada. Os que estão em isolamento domiciliar (três do Recife e um de Jaboatão) passam a ser monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios em que residem.

No Estado, todos os pacientes suspeitos têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça - países com transmissão local do vírus. Os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Apenas um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita na residência por uma equipe do município no lar da pessoa com suspeita da doença.

Todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica. Até agora, os casos suspeitos são: do Recife (um total de 15, sendo seis em investigação e nove descartados), Olinda (dois descartados), Jaboatão dos Guararapes (dois, sendo um descartado e um em investigação), Caruaru (um descartado), Vitória de Santo Antão (um descartado) e Itália (dois descartados).

DESCARTADOS

Dos 16 casos descartados, três não positivaram para nenhum vírus respiratório, cinco foram positivos para influenza B e cinco para influenza A(H1N1) e um para rinovírus. Ainda dentro desse levantamento, um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 e outro para o alpha coronavírus 229E, que são dois tipos de coronavírus conhecidos anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do novo coronavírus (covid-19).

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os tipos antigos de coronavírus são responsáveis por cerca de 10% das infecções respiratórias no mundo e que o OC43 e o 229E são conhecidos por casos leves e moderados. Outra curiosidade sobre o Covid-19 não há óbitos nem casos críticos em pacientes de até nove anos de idade, de acordo com informações da Secretaria de Saúde.

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias