COVID-19

Mais um caso suspeito de Coronavírus em Pernambuco

Dos 23 suspeitos, 16 foram descartados e sete pessoas estão sendo investigadas. Não há caso da doença em Pernambuco

Publicado em 07/03/2020 às 17:52 | Atualizado em 07/03/2020 às 18:05
AFP
Quem não se importa mata mais que o vírus - FOTO: AFP

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, até a manhã deste sábado (07.03), foi notificado mais um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. O novo caso é uma criança, do Recife, de cinco anos - que passou pela Alemanha - foi atendida na rede privada de saúde e agora está em isolamento domiciliar. Agora, são 23 casos suspeitos no Estado, dos quais 16 foram descartados e sete estão em investigação. Até a última sexta-feira, eram 22. Não há casos confirmados da doença em Pernambuco.

Dos sete casos em investigação, quatro estão em isolamento domiciliar e três em isolamento hospitalar em unidades de saúde privada. Os que estão em isolamento domiciliar (três do Recife e um de Jaboatão) passam a ser monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios em que residem.

No Estado, todos os pacientes suspeitos têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e Suíça - países com transmissão local do vírus. Os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Apenas um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita na residência por uma equipe do município no lar da pessoa com suspeita da doença.

Todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica. Até agora, os casos suspeitos são: do Recife (um total de 15, sendo seis em investigação e nove descartados), Olinda (dois descartados), Jaboatão dos Guararapes (dois, sendo um descartado e um em investigação), Caruaru (um descartado), Vitória de Santo Antão (um descartado) e Itália (dois descartados).

DESCARTADOS

Dos 16 casos descartados, três não positivaram para nenhum vírus respiratório, cinco foram positivos para influenza B e cinco para influenza A(H1N1) e um para rinovírus. Ainda dentro desse levantamento, um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 e outro para o alpha coronavírus 229E, que são dois tipos de coronavírus conhecidos anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do novo coronavírus (covid-19).

Segundo informações da Secretaria de Saúde, os tipos antigos de coronavírus são responsáveis por cerca de 10% das infecções respiratórias no mundo e que o OC43 e o 229E são conhecidos por casos leves e moderados. Outra curiosidade sobre o Covid-19 não há óbitos nem casos críticos em pacientes de até nove anos de idade, de acordo com informações da Secretaria de Saúde.

Comentários

Últimas notícias