Coronavírus

Sobe para 12 o número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Kits para a realização de testes laboratoriais foram enviados pelo Governo Federal

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 09/03/2020 às 19:00 | Atualizado em 09/03/2020 às 19:41
Daniel Leal Olivas/AFP
O novo coronavírus já afetou a rotina de milhares de pessoas - FOTO: Daniel Leal Olivas/AFP

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) informou em seu balanço divulgado nesta segunda-feira (9) que houve crescimento no número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no estado. Até o último domingo (8), nove pessoas eram acompanhadas. A quantidade subiu para 12.

>> Coronavírus: número de casos confirmados fica estável em 25 no Brasil

>> Argentina registra primeira morte causada pelo novo coronavírus

Desde o dia 25 de fevereiro, 30 casos foram notificados, desses, 18 foram descartados e 12 estão sob averiguação. Entre os pacientes investigados quatro estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde privadas e os outros oito foram encaminhados para isolamento domiciliar e estão sob constante averiguação da equipe de Vigilância Epidemiológica. Os que estão em isolamento domiciliar, residem na capital pernambucana (6) e em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (2).

Segundo o órgão, os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Apenas um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço e a coleta do material laboratorial foi feita por uma equipe do município na própria residência. Os pacientes são residentes do Recife (10 em investigação e 10 descartados), Olinda (2 descartados), Jaboatão dos Guararapes (2 descartados e 2 em investigação), Caruaru (1 descartado), Vitória de Santo Antão (1 descartado) e outro país (2 descartados).

Exames

Kits para a realização de testes laboratoriais para do covid-19. O material foi enviado pelo Ministério da Saúde (MS) para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Os profissionais do LacenPE e do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE) participarão de capacitação no Instituto Evandro Chagas, no Pará. A expectativa é que em 10 dias os exames já sejam feitos em Pernambuco, podendo diminuir de 72 horas para menos de 24 horas até a liberação dos resultados. "A partir do momento que estivermos qualificados e treinados pelo Instituto Evandro Chagas, faremos o exame, agilizando nosso poder de resposta", diz o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Reforço

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última quinta-feira (5), um Projeto de Lei (PL)que possibilita a implantação de 120 novos cargos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). O PL ainda precisa da sanção do governador Paulo Câmara (PSB). Os novos contratados atuarão em UTI e enfermarias voltadas para o atendimento dos casos suspeitos e possíveis confirmados para o covid-19.

Confira o mapa de casos pelo mundo

Comentários

Últimas notícias