CRUSTÁCEO

A partir desta terça-feira, está proibido capturar e comercializar caranguejo

Quem for pego comercializando o caranguejo-uçá, terá que pagar uma multa de, no mínimo, R$ 720

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 10/03/2020 às 22:12 | Atualizado em 10/03/2020 às 22:48
DIVULGAÇÃO
Bares, restaurantes, feiras livres e vendedores ambulantes serão visitados pelos técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) - FOTO: DIVULGAÇÃO

Começa nesta terça-feira (10) e vai até o próximo domingo (15) o terceiro e último período de defeso 2020 do caranguejo-uçá em Pernambuco. Neste período, é proibida a captura, o transporte, o beneficiamento e a comercialização do crustáceo. As pessoas que forem vistas realizando alguma das atividades citadas com o caranguejo-uçá, vai ter que pagar uma multa de, no minimo, R$ 720, de acordo com a Coordenação de Fiscalização Ambiental.

O período do defeso, popularmente conhecida como andada, ocorre durante os ciclos de lua cheia. Nesses dias, os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas “andam” pelo manguezal para acasalar e liberar os seus ovos.

Fiscalização

No próximo fim de semana, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará atividades de fiscalização e ações educativas voltadas para o último período de defeso do Caranguejo-uçá nos municípios do Litoral Sul de Pernambuco.

Durante a ação, os técnicos visitam bares, restaurantes, feiras livres e vendedores ambulantes com o objetivo de repassar informações sobre educação ambiental e alertar sobre a proibição da comercialização do caranguejo-uçá, que, de acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Fauna, Iran Vasconcelos, “tem como objetivo garantir a sobrevivência da espécie que, além de ser de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema manguezal, também é fonte de renda para diversas famílias”.

Comentários

Últimas notícias