ANIVERSÁRIO DE OLINDA

Aniversário de Olinda é comemorado com bolo gigante e muita diversão

Comemoração foi marcada pela autorização da reforma da Igreja de São Pedro

Thalis Araújo Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Thalis Araújo
Carolina Fonsêca
Publicado em 12/03/2020 às 20:32 | Atualizado em 12/03/2020 às 20:41
CAROLINA FONSÊCA/JC
Festividade aconteceu nesta quinta-feira (12) - FOTO: CAROLINA FONSÊCA/JC

Alegria, comemoração e muita brincadeira. Foi assim que a população olindense comemorou os 485 anos da cidade alta, nesta quinta-feira (12). Muita gente foi até à Praça do Carmo, local muito conhecido pelos habitantes do município, para festejar a idade nova. Mas o que muitas pessoas esperavam mesmo era o tradicional corte do bolo gigante de aniversário, de 485 kg.

Antes das 16h, muita gente já formava a fila para degustar a delícia. Maria de Lourdes, de 70 anos, chegou às 16h30 no local. Ela foi a primeira da fila que aguardava o corte do bolo. A dona de casa já frequentou outros aniversários olindenses. Ela estava na festa com o seu neto, o pequeno Petrus. "Ele adora vir para essa festa", informou. Maria também trouxe à memoria os outros aniversários que esteve presente e, quando o assunto foi o bolo de aniversário, com água na boca, ela disse: "É uma delícia esse bolo".

A operadora de call center Kátia de Lima, 36, também conversou com a reportagem do Jornal do Commercio. Esta é a segunda vez que ela comemora de perto o aniversário de Olinda. Kátia parabenizou sua cidade pela idade nova e contou a sua expectativa para os próximos 365 dias. "Olinda é uma cidade maravilhosa. Muito boa. Tem muito a mudar ainda, mas só tenho a parabenizar pelo Carnaval e outras festas. Olinda está de parabéns", comemorou ela que, além de achar o bolo muito bonito, mandou os parabéns para o Recife que, nesta mesma data, comemora os seus 483 anos.

No evento comemorativo, as crianças também tiveram vez, isso porque uma estrutura de brinquedos, como pula-pula e cama elástica, foi montada para que os pequeninos brincassem gratuitamente.

Reforma da Igreja de São Pedro

O evento comemorativo começou por volta das 17h, quando Ana Lucia do Coco subiu ao palco para levar alegria ao público. Autoridades locais se fizeram presentes na festividade, tais como o deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE), a diretora de obra do Município, Renata Borba Duarte, o chefe de escritório, Fernando Augusto, e o prefeito de Olinda, Professor Lupércio. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, também esteve no local.

As personalidades políticas assinaram uma ordem de serviço para a reforma da Igreja de São Pedro, uma obra orçada em quase R$ 1,5 milhão. Os serviços começam em abril e a entrega está prevista para dezembro.

O prefeito de Olinda, o Professor Lupércio, destaca que a ordem para a reforma é motivo de grande alegria para os olindenses. "Para a gente, é uma felicidade muito grande em comemorar o aniversário de Olinda em dose dupla, comemorar mais uma primavera e, também, dar uma ordem de serviço para uma igreja tão importante para Olinda", informou ao JC.

Lupércio também respondeu às críticas que recebeu sobre o Carnaval de Olinda 2020, quando a população se queixou da falta de frevo, som muito alto chegando nas casas e o descontrole dos vendedores ambulantes na cidade alta.

"A gente tem aberto canal de negociação, conversado não só com os moradores, mas com os amantes do Carnaval de Olinda. Neste ano, mais de quatro milhões de pessoas frequentaram nosso município, de outros Estados, inclusive. A gente fez uma força-tarefa muito grande, mas acabaram escapando algumas coisas em relação a isso. Quanto a questão de manter a tradição [do frevo], a gente tem tido um cuidado nisso. O Carnaval de Olinda é o mais democrático que eu conheço. Aqui se brinca com ou sem dinheiro. É um Carnaval de rua. É importante dizer que o nosso Carnaval foi descentralizado. A cada ano que se passa, a gente procura sim corrigir, mas é importante dizer que a gente não vai conseguir agradar a todo mundo nunca", ressaltou.

Lupércio também falou sobre uma possível recandidatura. "Com muita sinceridade, eu estou procurando cuidar da cidade. Foi para isso que eu fui chamado e eleito pelo povo da cidade de Olinda. O que tiver de ser, será", finalizou.

Confira a programação completa do aniversário de Olinda

Comentários

Últimas notícias