protesto

Operadores de telemarketing do Recife protestam contra as condições de trabalho por causa do coronavírus

Eles reclamaram da falta de postura da empresa sobre a segurança dos funcionários quanto a aglomeração de funcionários e higienização do espaço

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 19/03/2020 às 13:47 | Atualizado em 19/03/2020 às 17:00
FILIPE JORDÃO
Protesto de operadores de telemarketing - FOTO: FILIPE JORDÃO

Nesta quinta-feira (19), operadores de telemarketing da empresa Liq, em Santo Amaro, no Recife,  protestaram contra as condições de trabalho em função da pandemia do coronavírus e as medidas restritivas orientadas pelo governo brasileiro. Eles reclamaram da falta de postura da empresa sobre a segurança dos funcionários quanto a aglomeração e higienização do espaço. São mais de mil funcionários ao todo na empresa, e cerca de 300 pessoas estavam no começo do protesto, que teve início às 10h.

>>Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

>> Coronavírus: No norte da Itália, médicos devem escolher quem vai ser salvo

>> Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus

19/3/2020- Operadores de telemarketing protestam contra as condições de trabalho por conta do coronavírus:

A operadora de telemarketing Camila Souza, de 22 anos, há três anos na empresa, falou sobre os riscos que eles correm já que a maioria vai e volta de ônibus para o trabalho, além do problema de falta de distanciamento social. “No nosso trabalho a gente senta um do lado do outro, a separação é só de mesa, mas a gente tem contato um com o outro. A gente está pedindo um rodízio de 50% das pessoas, para não aglomerar. Estamos também pedindo materiais descartáveis de limpeza, porque eles limpam com o mesmo pano todas as mesas."

Camila reclama que a quantidade de álcool em gel é muito pouca para todos os funcionários e acaba rápido. “Queremos álcool em gel a vontade. Além de distribuição de máscaras e liberação das pessoas com sintomas. Já temos um caso de uma pessoa suspeita que desceu para o ambulatório e voltou para trabalhar no mesmo dia, só depois ela conseguiu atestado. Mas muitos tiveram contato com ela", explica.

A funcionária Danúbia Genuína, de 38 anos, trabalha na empresa há dois anos e três meses. Ela comentou que várias empresas já estão parando por conta da pandemia. “Trabalhamos com um produto que tem várias plataformas, que o cliente pode fazer solicitações pelo aplicativo. A gente está se arriscando na rua, podendo se contaminar e contaminar nossos familiares.” Segundo participantes do protestos, eles estavam sendo ameaçados de serem advertidos, suspensos ou até demitidos pelo protesto e foram informados, durante o protesto, que apenas seria liberado quem estivesse trabalhando.

Muitos funcionários também relataram que grupos de risco continuavam a trabalhar na empresa durante essa semana. A funcionária Josiane Conceição, grávida de 8 meses, opera há 8 anos na empresa e estava trabalhando na empresa até essa quarta-feira (19), quando avisaram do seu afastamento. Ela e todas as demais gestantes foram informadas que estavam liberadas nesta quarta. Sobre pessoas mais velhas, operadores receberam a informação de que seria feito o rodízio entre esses trabalhadores.

Em nota, a Liq relata que está ciente da gravidade do tema e que está preocupada com a saúde e integridade de seus colaboradores. "Mesmo com a enorme procura e demanda por álcool gel em todo o Brasil, a empresa adquiriu um lote do produto que suprirá e atenderá seus profissionais durante este período de pandemia global do covid-19. O produto já foi comprado e chegará a todas as unidades até sexta-feira (20)", afirma a empresa. Ela também esclarece que aumentou o número de colaboradores  responsáveis pela limpeza e está intensificando a higienização de todos os espaços.

» Saiba quais são os seus direitos e deveres trabalhistas em tempos de coronavírus

Casos confirmados no Brasil e Pernambuco

Subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (18). Até o momento, quatro mortes estão confirmadas, todas no estado de São Paulo. Estão em investigação 11.278 casos suspeitos e outros 1.841 já foram descartados. Em pernambuco, o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) em aumentou de 19 para 22, na quarta-feira. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os três novos casos, do Recife, são de transmissão local e/ou comunitária. Atualmente, são monitorados 485 casos suspeitos da doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o mapa de casos

 

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

Comentários

Últimas notícias