PREVENÇÃO

Coronavírus: rede pública terá reforço de 194 profissionais de saúde

Profissionais atuarão nas unidades de saúde destinadas ao atendimento de pacientes com sintomas do novo coronavírus

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 19/03/2020 às 18:51 | Atualizado em 19/03/2020 às 18:51
Foto: Divulgação
16% dos profissionais de saúde estão com covid-19 no Pará - FOTO: Foto: Divulgação

Como estratégia de combate ao novo coronavírus (covid-19), a rede pública de saúde do Recife deve receber reforço de 194 novos profissionais, que irão atuar nas unidades de saúde destinadas a atender pacientes com suspeitas da doença. Das vagas do edital, 15 são destinadas a médicos de atenção à saúde da família e 179 são voltadas para o atendimento em UTIs.  Até a tarde desta quinta-feira (19), Pernambuco tinha 508 casos notificados, sendo 28 confirmados, 3 prováveis e 311 em investigação. 

>> Pernambuco terá 400 novas vagas de UTI e 600 leitos para combate ao coronavírus

>> Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia por conta do coronavírus

>> Além de Pernambuco, veja quais são os estados do Brasil que têm transmissão comunitária de coronavírus

As inscrições estão abertas até o próximo domingo (22) e podem ser ser feitas através do site da prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br/). Os candidatos devem ter até 59 anos e comprovar que estão fora do grupo de risco, que inclui portadores de doenças crônicas, além dos idosos. O contrato, temporário, será de um ano.

 

Os novos profissionais irão atuar nas duas unidades de saúde anunciadas pelo Governo de Pernambuco na última quarta-feira (18). Ao todo, serão abertas 400 novas vagas de UTI, além de 600 leitos de retaguarda em todo o Estado. Para isso, a gestão estadual fará a aquisição administrativa de duas unidades de saúde: o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e o Hospital Unicordis, no Torreão, Zona Norte da cidade. 

O antigo Unicordis terá 20 leitos de UTI, além de 35 a 40 leitos de enfermaria. Já o Hospital Nossa Senhora das Graças será exclusivamente dedicado à covid-19. Ao todo, serão 230 leitos, sendo 100 somente de UTI.

Cirurgias eletivas 

O governo anunciou ainda a suspensão das cirurgias eletivas nas unidades de saúde a partir da próxima sexta-feira (20). "Isso tem impacto em vários dos nossos hospitais, mas estamos fazendo esforços para gerar leitos para que tenhamos enfermarias de retaguarda dentro do plano de contingência", explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

Pernambuco tem, até esta quinta-feira, 508 notificações de casos do novo coronavírus. Secretário de Saúde do Estado, André Longo destacou que todas as medidas anunciadas até agora pelo governo têm como objetivo diminuir a velocidade da epidemia. "É um esforço e sacrifício necessário. Reforçamos o cuidado com as pessoas idosas, com mais de 60 anos, as mais vulneráveis a uma infecção pelo novo coronavírus", salientou o secretário, destacando a importância do isolamento social para conter o contágio. 

Comentários

Últimas notícias