A quinta-feira (19) poderia já não ser considerada de muito movimento para a praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, por se tratar de um dia útil. Porém, em meio a pandemia de coronavírus, a quantidade de pessoas foi ainda menor do que o esperado. Poucos barraqueiros arriscaram ir trabalhar e ainda assim encararam as barracas vazias durante o expediente.
Com o turismo parado e a quarentena sendo gradativamente aderida pela população recifense, Boa Viagem flertou com o status de praia deserta.
Apesar do pouco público, ainda teve quem se arriscou a sair, descumprindo a principal recomendação da Prefeitura do Recife, do Governo de Pernambuco, do Governo Federal e da Organização Mundial da Saúde (OMS): ficar em casa.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários