Coronavírus

Escolas do Estado fizeram passeata contra o coronavírus

Evento aconteceu na semana passada em Paudalho e viralizou na internet. Grande parte dos comentários é de incredulidade pela concentração de alunos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/03/2020 às 22:37 | Atualizado em 20/03/2020 às 17:04
REPRODUÇÃO
vídeo de passeata contra o coronavírus gerou incredulidade nas redes sociais por mostrar grande concentração de alunos - FOTO: REPRODUÇÃO

Título atualizado às 14h51 de sexta-feira (20) para dar maior precisão à informação. O anterior dizia que as escolas "realizam passeata...".

Um vídeo de uma passeata realizada por alunos de três escolas estaduais de Pernambuco, em Paudalho, viralizou nas redes sociais. Grande parte dos comentários é de incredulidade pela concentração de alunos. As autoridades sanitárias recomendam justamente o contrário, ou seja, que as pessoas evitem aglomeração para para evitar a disseminação do vírus. E nesta semana o Estado intensificou as medidas de isolamento das pessoas para evitar um aumento na transmissão do vírus.

"Não to acreditando que fizeram uma passeata contra o corona vírus. Como levar esse país a sério?" escreveu uma internauta no Twitter. Outros comentários, no entanto, são de aprovação. "Pernambuco tem passeata contra o Coronavírus porque sim. Aglomeração com máscara não faz mal. O resto do Brasil tem inveja da nossa linda bandeira e é isso o que importa", diz o internauta Bernardo Filho.

Apesar de inusitada, a manifestação foi realizada na sexta-feira (13), quando ainda não havia o plano de contingência no Estado.

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO

A assessoria de imprensa da Secretaria da Educação de Pernambuco informa que fez, entre os dias 9 e 13 de março (semana passada), um período de conscientização sobre o coronavírus, numa ação que envolveu todas as 1.060 escolas da rede estadual de ensino, com seus 560 mil estudantes. Segundo a assessoria, as escolas escolheram um dia da semana para realizar projetos. Algumas escolheram fazer álcool em gel, outras peças teatrais, seminários ou distribuição de panfletos.

O site da Secretaria da Educação e Esportes registrou a passeata, informando que os "estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Herculano Bandeira, localizada em Paudalho, saíram em caminhada pelas ruas do município numa ação de conscientização acerca do coronavírus (COVID-19) na última sexta-feira (13)". Segundo a postagem, a ação faz parte da campanha de conscientização e mobilização para prevenção e combate da COVID-19, promovida pelas Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e de Saúde. "A ação foi realizada em parceria com a EREM Confederação do Equador e EREM Monsenhor Landelino Barreto Lins. Os estudantes das três unidades escolares distribuíram panfletos com informações sobre o COVID-19".

PREFEITURA DE PAUDALHO

Por meio de nota, a Prefeitura do Paudalho diz que "juntamente com todas as suas Secretarias Municipais vem realizando um trabalho de conscientização acerca dos cuidados da população em relação à pandemia do coronavírus. Materiais informativos estão sendo divulgados nas mídias digitais e nos meios de comunicação. Além disso, a Secretaria de Saúde tem realizado capacitação para seus profissionais sobre como proceder durante esse período."

No comunicado, a prefeitura diz ainda que, "sobre o evento que ocorreu na última sexta-feira, dia 13 de março de 2020, onde escolas do Governo do Estado fizeram passeata contra o coronavírus, ressaltamos que na data, o Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020, anunciado pelo Governo de Pernambuco com medidas de enfrentamento à pandemia, ainda não tinha sido divulgado. Vale salientar também que a ação não extrapolou a recomendação vigente no período que determinava a proibição de ajuntamentos com mais de 500 pessoas. Porém, ressaltamos que a realização da programação não foi de nossa responsabilidade, acordo e não tínhamos conhecimento que a ação seria realizada. Pedimos a todos os órgãos de Paudalho, quer sejam privados, municipais ou estaduais, que haja prudência em todas as suas decisões. Seguimos com o trabalho lembrando que essa luta precisa ser coletiva."

Comentários

Últimas notícias