QUARENTENA

Mais 180 passageiros deixam cruzeiro atracado no Porto do Recife

O navio está desde o dia 12 de março na capital pernambucana

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 20/03/2020 às 21:48 | Atualizado em 20/03/2020 às 22:52
ADULCCIO LUCENA/ TV JORNAL
Os 180 ocupantes do navio embarcaram para Londres na noite desta sexta-feira - FOTO: ADULCCIO LUCENA/ TV JORNAL

Um segundo grupo, com cerca de 180 passageiros do navio Silver Shadow, de bandeira das Bahamas, que está em quarentena no Porto do Recife, deixou a embarcação em um comboio até o Aeroporto Internacional do Recife na noite desta sexta-feira (20). O destino é Londres, no Reino Unido, de onde os passageiros devem seguir para os seus países. Cerca de 400 passageiros e tripulantes ainda aguardam uma definição de quando irão viajar.

>> Após quarentena, passageiros do cruzeiro atracado no Porto do Recife começam a ser retirados

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus

"É muito difícil organizar um voo que não existe. Nunca existiu um voo do Recife para Londres. São pessoas de 16 países, então foi uma operação que envolveu órgãos de saúde, Itamaraty e embaixadas desses lugares", afirmou Graham Tidey, cônsul britânico no Recife. Segundo ele, os passageiros que deixaram a capital pernambucana na noite deste sexta-feira tinham idades entre 60 e 90 anos. "São pessoas vulneráveis pela idade, que fazem parte do grupo mais apto a pegar coronavírus. Por isso é tão importante que voltem para casa, para não ficar em um navio em que já houve a doença", completou.

O primeiro comboio saiu do Porto do Recife na tarde desta sexta-feira. Ao todo, 25 ocupantes do navio partiram para o Chile. Parte dessas pessoas viajará, de lá, para a Austrália e a Nova Zelândia.

A operação foi coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, da Secretaria de Defesa Social do Estado. Ao todo, foram mobilizados cinco ônibus e três caminhões de carga. "Essa operação foi planejada para que haja praticamente uma ligação direta entre a porta do navio e a da aeronave, garantindo o menor contato possível entre os envolvidos e seguindo todas as regras de segurança sanitária. Todas as áreas por onde passam são exclusivas, esterilizadas antes e depois de cada procedimento”, ressalta o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua.

As demais 400 pessoas sairão nos próximos dias. Nenhum deles apresenta qualquer sintoma de doença infectocontagiosa, de acordo com o Governo do Estado. O navio está no Recife desde 12 de março. No total, as 605 pessoas que estão no Silver Shadow são de 18 nacionalidades.

Comentários

Últimas notícias